Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O empresário Roberto Magno Martins Pires, tomou posse como presidente reeleito Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - Fieto na noite dessa sexta, 30 de março, no auditório do Palácio Araguaia em Palmas. Pires resumiu sua linha de atuação afirmando que o fortalecimento dos sindicatos patronais ligados à Federação é meta de sua gestão. “Um sindicato forte gera uma economia promissora”, disse.

Com o auditório lotado de autoridades políticas e empresariais, presidentes de federações de onze diferentes estados, imprensa, comunidade em geral e observado pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Robson Braga de Andrade, Pires também falou sobre o seu trabalho à frente da presidência da Federação. “Temos à nossa frente importantes e sérios desafios. A indústria tocantinense precisa avançar, a geração de emprego e renda depende também de nossas ações e atuações e temos consciência dessa verdade. Nestes dois últimos anos na presidência do Sistema Fieto pude ver, junto aos meus companheiros, algumas deficiências e com ousadia arregaçamos as mangas e trabalhamos para minimizar essas questões”, disse.

Robson Andrade

Na ocasião, o presidente da CNI destacou a atuação de Roberto Pires, que foi eleito de forma unânime em janeiro deste ano, mas que já estava à frente da presidência desde 2009, após o afastamento do então presidente. “Sua recondução à presidência desta Casa pela vontade unânime de seus pares, realça a importância da obra que você vem realizando desde 2009 e que, tenho certeza, seguirá avançando agora, em seu novo mandato”, disse.

Andrade prosseguiu destacando a satisfação de visitar o Estado. “É sempre revigorante vir ao Estado de Tocantins. Nesta terra temos a oportunidade de ver e apreciar o Brasil que cresce, expande seus horizontes, acredita na força da produção e faz dela instrumento poderoso de desenvolvimento econômico e social”.

Assuntos como o câmbio supervalorizado, o estímulo à importação, infra-estrutura precária, desindustrialização e o alto custo tributário e de capital foram enumerados por Robson Andrade que destacou a atuação da CNI para estimular a competitividade das empresas, ameaçadas constantemente por estes fatores. Ações como o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2012, documento que lista 131 projetos que afetam gravemente o setor industrial, entregue na última terça no Congresso Nacional, ilustraram a luta da Confederação neste sentido.

Ainda em seu pronunciamento, o presidente comprometeu-se a “acompanhar a tramitação das propostas incluídas na agenda” e a “negociação de medidas conjunturais e estruturais” que permitam a igualdade de condições para a competição no mercado interno e externo.

20 anos

A posse social da Fieto, assim como o lançamento da pedra fundamental do Centro de Educação e Tecnologia - Cetec, sede própria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai que será construída em Palmas, marcam o início das comemorações dos 20 anos de criação da Fieto. O novo prédio do Senai será construído na quadra 201 Norte e levará o nome do presidente Robson Braga de Andrade.

Homenagens

As homenagens ao presidente Robson se estenderam à solenidade de posse na qual foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial concedida pela Fieto. A honraria é concedida a personalidades e instituições estaduais, nacionais e estrangeiras, dignas do reconhecimento ou da admiração da indústria tocantinense. Os ex-presidentes da Fieto Antônio Conceição Cunha Filho (2 mandatos: 1992/1998), Ronaldo Dimas Nogueira Pereira (1998/2004), Leide Maria Dias Mota Amaral (interina em 2001 e 2005) e Eduardo Machado Silva (2004 a 2009) também foram homenageados com diplomas.

O governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, não pode comparecer ao evento e foi representado pelo vice-governador, João Oliveira que destacou a disposição do governo para incentivar a instalação de novas indústrias e o cenário favorável formado por investimentos como a Ferrovia Norte-Sul, eclusa, dentre outros. Deputados estaduais, federais e senadores também compareceram ao evento e secretariado estadual.

A ratificação da posse dos presidentes de sindicatos patronais filiados à Fieto também foi realizada na cerimônia. (Ascom Fieto)