Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fabiola Dias

Foto: Fabiola Dias

Em cumprimento a determinação do MPE – Ministério Público Estadual, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – realizou fiscalização no frigorífico Jatobá, em Porto Nacional, nesta segunda-feira, 2. O objetivo da ação foi averiguar se o estabelecimento cumpriu o TAC –, que previa interdição no caso do descumprimento das exigências. Após vistoria foi constatado que as determinações estão sendo cumpridas.

Esta ação abrange os frigoríficos registrados no SIE – Serviço de Inspeção Animal, que desde o mês de maio de 2011, firmaram um TAC entre MPE e Adapec. O Termo previa, entre outras, adequações na parte estrutural e operacional, incluindo a instalação e funcionamento de câmara fria, para o resfriamento da carne, divisórias das seções de abate, miúdos e bucharia. Além disso, a contratação de auxiliares para a inspeção do produto.

De acordo com a coordenadora de Inspeção Animal da Adapec, Joseanne Cademartori Lins, dos seis estabelecimentos, somente três ainda não tinham cumprido integralmente o acordo. “Fiscalizamos o frigorífico de Araguaina que também cumpriu as normas. Neste aqui a câmara fria está funcionando e a equipe de inspeção está completa”, afirmou a coordenadora de inspeção animal da Adapec, Joseanne Cademartori Lins, complementando que apenas o Frigocapa de Palmas, por meio de uma liminar na justiça, conseguiu dilação do prazo por mais 60 dias.

Joseanne disse ainda que todo produto de origem animal é altamente perecível, por isso o resfriamento da carne deve ser prioridade. A temperatura das carcaças deverão atender a Portaria Ministerial nº 304/96, onde deverão atingir 7°C na intimidade muscular. “As indústrias, mesmo com investimentos altos na estrutura, devem ter consciência da importância de produzirem alimentos com segurança alimentar, preservando a saúde do consumidor”, ressaltou.

O frigorífico Jatobá abate em média 100 animais por dia. A produção mensal gira em torno de 390 mil quilos. De acordo com o procurador da empresa, João Alves Guimarães Neto, o estabelecimento funciona há 08 anos e que para se adequar as exigências foram investidos cerca de R$ 1,5 milhões. “A expectativa é atrair novos mercados”, destacou.

Neste estabelecimento a Adapec mantém dois médicos veterinários oficiais e dois auxiliares, que atuam na linha de inspeção, onde são verificados, entre outras, as patologias até o carregamento adequado do produto. A empresa disponibiliza mais 06 auxiliares para área de inspeção.

Dados

O Tocantins conta hoje com 06 frigoríficos registrado no SIE – Serviço de Inspeção Estadual, localizados nos municípios de Araguaina, Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Silvanópolis. Em 2011 produziram 22,35 mil toneladas de carnes, que são comercializadas em todo o Estado do Tocantins. O abate de bovinos chegou a 130.330, sendo que destes, 6.875 machos e 123.455 fêmeas.