Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante os dias em que a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende esteve visitando 22 municípios do Bico do Papagaio, lideranças políticas e a comunidade local pediram o apoio da parlamentar por melhorias na região.

Em virtude da parlamentar ter sido secretária estadual de Educação por quase dez anos, fator que a tornou conhecida em todo o Estado, e defender essa bandeira na Câmara Federal, a comunidade do Bico solicitou apoio de Dorinha para melhorias na área como construção de escolas, creches, qualificação de professores e cursos profissionalizantes para os jovens. Também foi pedido suporte da parlamentar em outras áreas como habitação e infraestrutura urbana.

Em São Miguel do Tocantins, primeiro município visitado pela parlamentar, o secretário municipal de saúde e presidente do Democratas municipal Zé Manaus pediu apoio para liberação de recursos para a sua pasta, além de aquisição de maquinário para a agricultura. “Nós queremos melhorar o sistema de saúde de nossa cidade, qualificar nossa equipe para um melhor atendimento à nossa comunidade”, disse Manaus.

Em Maurilândia, o prefeito Gilderlan Ribeiro (PMDB) solicitou que a deputada apresentasse emenda parlamentar destinando recursos para infraestrutura urbana municipal. A cidade de Maurilândia, que tem pouco mais de dois mil habitantes, não é asfaltada. Além disso, o trecho que liga o município a Itaguatins e Tocantinópolis são estradas vicinais que precisam de reparos. Para a área da educação, o prefeito pediu apoio para a retomada da construção da creche municipal, parada há seis meses, e providenciar a cobertura da quadra de esportes da escola estadual de Maurilândia.

No município de Carrasco Bonito o prefeito Carlindo Aires pediu apoio para liberação de recursos para aquisição de veículo e reestruturação da delegacia municipal. Em São Bento do Tocantins foi pedido apoio para retomada da obra de 40 casas populares e da creche municipal. Já em Aguiarnópolis, o prefeito Zequinha Cabral pediu apoio para montar laboratórios de informática nos povoados próximos ao município.

Durante as visitas, Professora Dorinha elencou alguns de seus trabalhos que vêm sendo feitos na Câmara em benefício do Tocantins, como a apresentação de emenda para liberação de R milhões para aquisição de ônibus laboratórios que irão oferecer cursos profissionalizantes para jovens e adultos, destinação de recursos para alguns municípios do Bico para aquisição de mobiliário escolar, como no caso de Aguiarnópolis, Araguatins e Sampaio. Recentemente também foi confirmada a liberação de recursos para a construção das escolas técnicas nas cidades de Tocantinópolis e Augustinópolis.

A parlamentar disse que continuará trabalhando para melhorar a qualidade de vida no Bico do Papagaio, não só em relação à Educação, mas como as necessidades mais urgentes da região. “O Bico, apesar de ser uma região rica, sofre um contraste muito grande com a pobreza. Os recursos, ou são poucos ou são mal aproveitados e quem sofre diretamente é a população. Precisamos mudar esse quadro, com gestores mais comprometidos com aquela realidade e trabalhando para destinar mais recursos para melhorar a qualidade de vida daquela população em todas as áreas”, pontuou. (Ascom Dorinha Seabra)