Cultura

Foto: Divulgação

Em comemoração ao dia do Curta Metragem Brasileiro, comemorado nesta quarta-feira (4), ocorre a partir das 19h no hall da Biblioteca Central no Câmpus da UFT em Palmas, a Mostra Chico. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) em parceria com Centro de Imagem e Som do Tocantins (CIM), com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD) e da Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ATCV).

De acordo com assessora da Diretoria de Cultura da Proex, Luana Nunes, o evento desta quarta-feira também marcará o início das atividades do Cineclube UFT 2012.1 no Câmpus de Palmas. "Possivelmente, na próxima semana, teremos o calendário completo do Cineclube UFT em Palmas para divulgação", adiantou a assessora, destacando que o Festival Chico, escolhido para ser homenageado hoje, realizará sua 11ª edição este ano.

Luana explicou que a Mostra terá, em sua abertura, a presença de representantes do CIM, ABD e ATCV. "Após a abertura serão exibidos três curtas, sendo um tocantinense e outros dois de produções de fora do Estado", frisou a assessora. A entrada no evento é franca.

Comemoração

O dia do Curtas Metragem Brasileiro foi instituído pela ABD, com o intuito de chamar a atenção para este formato de narrativa visual "de extrema riqueza que, com poucas exceções, não encontra guarida nas salas comerciais de cinema a nas redes de televisão", complementa a direção da ABD.

Ainda conforme a informação da ABD, é aguardada para este ano, pelo Governo Federal, a implantação do sistema Curta em Todas as Telas, que pretende fomentar a circulação e a difusão do curta-metragem brasileiro em várias formas de exibição, permitindo que o grande público conheça obras nacionais e internacionais do gênero. (Ascom UFT)