Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em seu pronunciamento no grande expediente nesta quarta-feira, 04, a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO) reforçou o seu discurso a importância da formação e carreira docente.

Segundo a parlamentar, “a educação e, por conseguinte, o professor haveriam de se elevar como prioridades da política educacional de todas as nações”.

Para Dorinha, mesmo levando em consideração o esforço para estruturar carreiras do Magistério, o Brasil ainda precisa trabalhar muito mais pela valorização do professor. “As contínuas avaliações da educação brasileira, em esfera nacional ou internacional, indicam que o baixo rendimento escolar continua e demonstram a dimensão e a complexidade do problema”, falou.

A parlamentar lembrou que muitos estados e municípios não conseguem cumprir a Lei do Piso, instituída em 2008 e recentemente foi reajustado para Rnt.451,00. São 17 estados que não pagam o piso, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Dorinha voltou a defender a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação para garantir o cumprimento da lei do Piso do Magistério. Outro ponto citado pela parlamentar foi que as universidades com cursos de licenciatura não preparam o professor para a Educação Básica. “Os currículos não preparam o professor para o seu trabalho na educação básica. Os conteúdos estão distantes da realidade da alfabetização”, disse.

Para a deputada, a mudança pode ocorrer através de um trabalho sério de valorização profissional que, necessariamente, passa pela remuneração do corpo docente das redes públicas de ensino e por uma boa formação.

Dorinha citou as melhorias na remuneração dos professores da rede de ensino do Tocantins quando estava frente à Secretaria Estadual de Educação. “Os professores receberam cerca de 70% de aumento médio salarial. Em quatro anos o investimento em folha de pagamento com a evolução funcional dos servidores representou um aumento de quase 43%”. A parlamentar citou ainda que, neste novo governo, os professores do ensino básico do Tocantins passaram a ter salários maiores que a maioria dos estados brasileiros, abaixo apenas do distrito federal.

“O menor salário para o professor da educação básica, com curso superior e carga horária de 40 horas semanais, passou a ser de R$ 3.062,00, um acréscimo de 7,29% sobre o salário anterior, que era de r$ 2.854,00. Mesmo no meu estado, ainda é preciso cumprir a destinação de um terço (1/3) de horas atividades”.

Para Dorinha, governo e sociedade trabalhando juntos por uma educação de qualidade, pois educação não é gasto, mas sim investimento e reflete na qualidade de vida e economia de um país.

Em aparte, o deputado Mendonça Prado (Democratas/SE) parabenizou a parlamentar pelo discurso e pontuou que o País não tem resultados práticos no que diz respeito à educação. “Somos a quinta economia mundial, mas esse patamar pode cair caso a educação não seja prioridade”, disse.

A deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) disse que Dorinha tem tido uma importante atuação dentro da Comissão de Educação e Cultura. “A bandeira do conjunto de parlamentares desta Casa deveria ser a mesma bandeira que vossa excelência defende”, disse.

O parlamentar Izalci (PR-DF) disse que o Tocantins é um estado diferenciado em relação à educação e que a parlamentar fez um excelente trabalho frente à Secretaria de Educação.

Presidindo a sessão, o deputado Luiz Couto (PT-PB) disse que o assunto Educação não pode ter posicionamento partidário. “É através da Educação que atingimos as outras áreas como Saúde, Segurança. A educação é fundamental para o nosso País”. (Ascom)