Economia

A gastronomia é um ramo forte e crescente no Tocantins. A culinária e as bebidas do nosso Estado são peculiares e chamam a atenção dos visitantes. Deixar e manter os turistas satisfeitos são preocupações constantes das empresas deste segmento. Desta forma, com objetivo de desenvolver e qualificar este setor, acontece desta segunda-feira, 09, até o dia 13 de abril, no Centro de Educação Empresarial do Sebrae em Palmas, a Semana de Capacitação do Setor Gastronômico.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae/TO em 129 bares e restaurantes de Palmas, 74% deles pretendem realizar investimento na estrutura, mão-de-obra e treinamento de pessoas, porque acreditam que esse é um diferencial para sobrevivência do negócio no mercado do turismo. As pesquisas também apontam que a lucratividade manteve crescente nos últimos 2 anos. Uma das principais preocupações deste segmento é com a visibilidade e divulgação dos seus negócios. Em relação ao tempo de atividade na cidade de Palmas, é variado entre 2 a 10 anos.

“A gastronomia é um setor importantíssimo no nosso Estado. Capacitar e orientar os empresários por meio de palestras, cursos e consultoria é garantia certa de constante crescimento para as empresas que prestam serviço para os turistas”, ressalta a gerente do núcleo regional centro do Sebrae/TO, Márcia de Paula.

“Temos um grande número de reclamações, não só aqui, mas em todo o país, em relação ao atendimento e gestão dos bares e restaurantes, por isso, o Sebrae pensou em uma ação dividida em três etapas: palestra em Gestão Estratégica, curso Gestão Empresarial e consultorias in loco”, esclarece a gerente.

A semana de capacitação começa com a palestra “Gestão Estratégica”, nesta segunda-feira dia 09/04, das 15h às 19h, no Centro de Educação Empresarial. Essa palestra discutirá sobre as práticas de gestão que estão sendo executadas e as novas linhas estratégicas para serem seguidas. Nos dias 10 e 11/04, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no mesmo local, será realizado o Curso “Gestão de Processos”. Este buscará mostrar para o empresário como aprimorar as práticas de gestão de processos em sua empresa. Para finalizar, serão realizadas consultorias agendadas, durante os dias 12 e 13/04.

Essa ação faz parte do convênio de cooperação técnica e financeira, entre Sebrae e Confederação Nacional do Turismo CNTur, do Projeto Nacional “Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro”, que visa aprimorar a gestão das micro e pequenas empresas do turismo para prestar serviços eficientes e de qualidade aos clientes. Esta capacitação também conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Para mais informações sobre a semana de capacitação e efetivação da inscrição, os interessados devem ligar na Central de Relacionamento 0800 570 0500. As inscrições são gratuitas.