Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Suprir a demanda por mão de obra qualificada em segmentos industriais e colaborar para a reinserção social de reeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo – Case de Palmas são alguns dos resultados possibilitados pela parceria firmada entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai e a Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos – Sejudh na tarde desta segunda, 09. A assinatura do Termo de Cooperação foi feita na sede do Case, no setor Taquari. As duas primeiras turmas do curso de padeiro iniciam as aulas amanhã, dia 10.

O Termo regulamenta a oferta de 3 cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo Senai à Sejudh que contratou outros 7 cursos nas áreas de alimentação(Padeiro, Salgadeiro, Pizzaiolo e Confeiteiro), construção civil (Instalador hidráulico) e refrigeração(Mecânico de Ar Condicionado). Segundo o coordenador de Articulação e Política de Inserção da Sejudh, Sérgio Francisco da Silva, os cursos despertaram o interesse dos reeducandos que escolheram as áreas de acordo com suas aptidões e afinidades.

A diretora regional do Senai Tocantins, Raimunda Tavares assinou o termo juntamente com a gerente do Senai Palmas, Mychelly Simões. O secretário estadual da Justiça e Direitos Humanos, Nilomar Farias, esteve na solenidade, mas teve que se ausentar após indisposição deixando um representante. Antes disso, falou sobre a parceria. “Toda parceria é bem vinda e tem por objetivo, nesse caso específico, a ressocialização. A preocupação da Secretaria é de permitir que os adolescentes saiam daqui com uma mão de obra qualificada para poder ser reinserido no mercado de trabalho”.

Buscar este espaço no mercado de trabalho é também a pretensão do reeducando J.A.M.C. que está no Case há 1 ano e 1 mês e afirma que, após a participação no curso e saída do Centro, prevista para junho, procurará uma oportunidade na área de panificação, curso que começa amanhã. “É um ótimo projeto que eles estão fazendo pra nós, sair e entrar em um emprego e largar essa vida errada de mão”, disse o jovem que com 18 anos estudou até a 8ª série.

O bom aproveitamento deste tempo em que os reeducandos passam cumprindo as medidas socioeducativas é um dos objetivos do Senai com a parceria, destacado pela diretora regional, Raimunda Tavares. “Esses jovens estão por determinado período do convívio social, do relacionamento com o mercado de trabalho para um aprendizado maior. Por algum motivo eles estão aqui e nesse tempo queremos que eles tenham acesso à educação profissional. É nesse sentido, de contribuir com o aprendizado, com formação e capacitação que o Senai atua buscando que eles não saiam sem ter aproveitado esse período de estada aqui”.

Serão oferecidas cerca de 110 vagas nos diferentes cursos que serão ministrados em espaço disponibilizado no Case pela Sejudh e na unidade móvel de alimentos do Senai, com o auxílio dos kits didáticos oferecidos pela instituição profissionalizante.

A promotora de Infância e Juventude de Palmas, Beatriz Regina de Melo, assinou o Termo como testemunha e falou sobre o papel da sociedade civil no processo de reeducação dos jovens. “É fundamental que a sociedade civil, que as [instituições] não governamentais auxiliem no processo da educação, da socialização dos jovens, principalmente o que estão cumprindo medidas socioeducativas. Não adianta a sociedade civil criticar apenas o que está sendo feito, tem que dar sua parcela de colaboração e isso que nós vemos o Senai fazendo hoje”.

Case

O Case atende jovens e adolescentes a partir de 14 anos que foram apreendidos por cometeram atos infracionais e foram julgados pelo Juizado da Infância à internação no Case para cumprimento de medidas socioeducativas que dura de 6 meses a 3 anos. (Ascom Fieto)