Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Priscila Cavalcante / Ascom Fieto

Foto: Priscila Cavalcante / Ascom Fieto

O planejamento das ações da nova gestão do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Estado do Tocantins – Simam/TO foi discutido pelo presidente eleito, empresário Tiago Arruda, na 1ª Reunião Extraordinária da entidade realizada nesta quarta, 11, na sede do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – Fieto, em Palmas.

Empresários, diretores do segmento e gerentes do Sistema Fieto participaram do encontro e definiram o calendário das reuniões ordinárias deste ano (marcadas para os meses pares – 15 de junho, 17 de agosto, 19 de outubro e 07 de dezembro), assuntos trabalhistas relacionados à elaboração da proposta para renovação do Acordo Coletivo, novas oportunidades de negócios, dúvidas jurídicas, dentre outros assuntos de interesse do segmento, como conta o presidente.

“Discutimos a convenção coletiva que está na iminência de ser feito o acordo e publicado, algumas informações sobre o Procompi [Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias], além da Feira do Empreendedor, na qual teremos um Seminário da Madeira e Móveis que levará temas como o crescimento da plantação de eucalipto, a silvicultura do estado, e a substituição das madeiras normalmente utilizadas por nossos marceneiros por madeira de eucalipto na confecção de móveis”.

A Feira do empreendedor é realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa – Sebrae e está prevista para o mês de agosto em Palmas. O Simam/TO firmou parceria com a Universidade Federal do Tocantins, pela qual foi desenvolvido um estudo de diagnóstico do segmento na região central. O resultado também será apresentado na Feira.

O presidente ratificou ainda o convite para a inauguração das novas instalações do Laboratório da Madeira e Mobiliário, em Araguaína, espaço disponibiliza por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai Tocantins. A inauguração acontece no próximo dia 17 e contará com a presença de uma comitiva de empresários da região central do Estado. Na ocasião, será ministrada a palestra Melhorias no Processo Produtivo no Setor de Madeiras e Móveis e lançado o Procompi.

O Procompi irá oferecer capacitações com foco em gestão para empresários do segmento a partir do mês de maio, tendo como executor o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Tocantins, conforme apresentado na reunião pela superintendente do Instituto, Roseli Sarmento. A ação foi articulada na gestão passada, como ressaltou o presidente Tiago Arruda, e será desenvolvida com cerca de 30 empresas. “O Procompi fará mais por menos”, ressaltou Arruda destacando as vantagens de aderir ao Programa que disponibiliza capacitações com preço diferenciado para filiados.

Empresários da região norte participaram do encontro por meio de videoconferência, alternativa utilizada pelo presidente para aumentar a participação dos filiados. Nas próximas reuniões também participam empresários do segmento na região sul. (Ascom Fieto)