Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Nesta sexta-feira (13), o Incra entregou 96 habitações para famílias de agricultores familiares em dois projetos de assentamento no município Cristalândia (TO). O investimento da autarquia na construção das moradias foi de R$ 1,4 milhão.

No ProjetoSão Francisco de Assis, 56 famílias foram atendidas com recursos do Incra para a aquisição de materiais de construção. Já no Projeto Virgínia 40 agricultores familiares foram beneficiados.

Com o objetivo de incentivar a produção, a autarquia concedeu créditos no valor total de R$ 921 mil para incentivar as atividades produtivas com análise, correção e preparo de solo, aquisição de adubos, sementes e ferramentas agrícolas para o plantio (arroz, milho, feijão, mandioca, hortaliças e frutas) e criação de pequenos animais (aves e suínos).

Os investimentos foram executados por meio do Programa de Crédito Instalação, que concede recursos financeiros aos beneficiários da Reforma Agrária com o objetivo de assegurar os meios necessários para instalação e desenvolvimento inicial dos projetos de assentamento.

Outros investimentos

As famílias foram atendidas, ainda, com obras de eletrificação rural do Programa Luz Para Todos, executadas pela Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins). A instalação da rede elétrica nos dois assentamentos custou cerca de 863 mil e as ligações foram concluídas em janeiro deste ano. O programa do Governo Federal é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com contrapartida dos governos estaduais e participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra.

Em parceria com o Governo do Estado, o Incra implantará ainda 46 quilômetros de estradas vicinais nos dois projetos paraviabilizar o acesso das famílias, o transporte escolar e o escoamento daprodução.