Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

O estudante do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres de Guaraí, Maygo Medyson Nogueira Noletto de 19 anos, atualmente frequentando o 2º ano do Ensino Médio, aproveitou o intercâmbio que fez, quando estudou por três anos na Europa, mais precisamente em Portugal e desenvolveu um projeto de produção de energia por meio da força do imã.

Maygo que é orientado pela professora Maria Dorilene Araújo Galvão Milhomem, gosta de química e física e procurou desenvolver um projeto com o uso de imãs e fios de cobre que poderá gerar uma economia de R$ 2.500,00 para sua escola.

A ideia do estudante foi apresentada pela primeira vez nesta sexta-feira, 13, durante a culminância da Semana da Ciência e Tecnologia das escolas estaduais de Guaraí, evento que acontece desde o inicio da semana em todo o Estado e é promovido pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo Estadual.

Segundo o próprio estudante, o projeto é bastante similar ao sistema de produção de energia elétrica de uma Usina Hidrelétrica, porém a principal diferença é que a engenhosidade não aproveita a água para movimentar a turbina, mas sim um sistema bastante elaborado que acaba sendo ecologicamente menos impactante, isto segundo as informações coletadas previamente.

Para a Professora Dorilene, que orienta o projeto, a ideia é que estudo possa ser efetivado ainda este ano, desde que seu orçamento possa ser financiado, já que segundo o que a própria professora diz “temos a necessidade de um investimento que poderá ficar entre Rnt.000,00 e R.000,00 – dependendo dos insumos e materiais que forem utilizados”.

Se tudo der certo e colaboradores puderem se juntar ao projeto, Maygo poderá realizar os primeiros testes entre os meses de outubro e novembro.