Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os integrantes do Fórum Cultura 10 (Fórum Permanente para a Elaboração do Plano Municipal de Cultura) delinearam, em reunião na ultima sexta-feira, 20, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, o cronograma dos mini-fóruns. O Plano agregará as demandas levantadas pela comunidade nos diversos encontros programados e seguirá as matrizes definidas no Plano Nacional de Cultura, com uma estrutura composta de grandes diretrizes-macro, ações e metas.

Para a professora Kátia Maia, presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP) ouvir a população é de suma importância para formulação do texto da lei do Plano. A presidente destaca também que o calendário definido em conjunto com os atores sociais na reunião será cumprido à risca. “Uma vez que a implantação do plano é a prioridade máxima da atual gestão, até agosto nós vamos apresentar o projeto à Câmara Municipal de Palmas”, ressaltou.

As áreas que receberão os mini-fóruns foram denominadas como territórios culturais: território da Região Norte e entorno; território da Região Central (entidades culturais, instituições de ensino, sistemas, empresários), território de Taquaralto e Aurenys; território de Taquaruçu (Distrito Urbano) e o território de Buritirana (Distrito Rural).

O Plano Municipal de Cultura de Palmas implementará políticas públicas de Estado que garantam o acesso ao setor das culturas e das artes, tais como fomento, criação, produção, preservação, difusão. Focará também na economia da cultura que deverá ser pensada como um setor produtivo, pela consonância de ser um vetor de desenvolvimento econômico e incluir socialmente o cidadão, oportunizando uma cultura de paz.

A elaboração do Plano Municipal de Cultura para o decênio 2012-2021 será pautado pelos princípios norteadores do Plano Nacional de Cultura, com duração de dez anos, conforme a lei n° 12.343, de dezembro de 2010.

Cronograma

25 de abril - quarta-feira

16h às 20h - Ponto de Cultura Semente do Verbo

Região do Aureny III

28 de abril - sábado

16 às 20h - Ponto de Cultura Arte Fato

Região Norte de Palmas e entorno

28 de abril - sábado

16h às 20h - Casa da Cultura Profª Maria dos Reis

região de Taquaruçu

05 de maio - sábado

16h às 20h - Cine Cultura Sala Sinhozinho

Região Central de Palmas

12 de maio - sábado

16h às 20h -

Região de Taquaralto

19 de maio - sábado

16h às 20h -

Região de Buritirana

01 de junho - sexta-feira

14h às 18h - Espaço Cultural José Gomes Sobrinho