Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), do Ministério da Cultura (MinC), realiza oficina do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, de 25 a 27 de abril no Hotel Pousada dos Girassóis. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

O Programa pretende capacitar de forma continuada agentes culturais dos setores público e privado, no intuito de qualificar a demanda no setor cultural. Foram 522 inscrições no curso de nivelamento à distância, dos quais 141 conseguiram finalizá-lo com êxito até a data-limite (08 de abril, após a prorrogação), alcançando 70 pontos ou mais. Desses, 96 foram selecionados para participar da oficina presencial.

A oficina tem carga horária de 24 horas e é conduzida por professores da Fundação Getulio Vargas (FGV). Enquanto no curso de nivelamento (1ª etapa), são apresentados os conteúdos básicos do campo da cultura, na oficina presencial são trabalhados, de forma prática, os elementos fundamentais para a estruturação de um projeto cultural, sendo ministrada, ainda, palestra sobre Direito Autoral.

Sobre o Programa

O Programa de Capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do MinC, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Itaú Cultural (IC). Serão desenvolvidas quatro etapas: curso de nivelamento à distância, oficina presencial, avançada e formação continuada (facilitadores).

O programa é gratuito e visa contribuir para a melhoria dos resultados dos projetos culturais, por meio da formação de uma nova cultura gerencial comprometida com a transformação dos setores público e privado, responsáveis pela administração da área cultural. (Assessoria de Imprensa)