Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Ainda na sessão da manhã desta terça-feira, 24, na Assembleia Legislativa a proposta de desmembramento do distrito de Luzimangues do município de Porto Nacional e possível anexação da área à capital do Tocantins, Palmas, gerou debates entre os parlamentares.

O deputado Toinho Andrade (PSD), principal representante da cidade história do Tocantins no parlamento, se posicional contrário à proposta de Lelis e ainda criticou a postura de seu colega de plenário. Toinho considerou a proposta de Lelis desnorteada, que “afronta a história, os líderes e a população”, de Porto Nacional.

Toinho, resgatando um discurso do então deputado federal, e agora governador, Siqueira Campos (PSDB), em 1987, quando ele ainda debatia a separação do Norte goiano e a criação do Tocantins, salientou que o embasamento de Lelis é falho ao propor o desmembramento de Luzimangues.

Assim como lideranças políticas de Porto, Toinho também acusou seu colega de bancada governista de visar somente as eleições deste ano para propor a questão sobre Luzimangues. “Um interesse desenfreado que visa somente o abocanhamento do que há de mais importante economicamente para o município”, completou.

Além disso, o deputado ainda criticou a postura eleitoral de Lelis. “Enquanto postulante à Prefeitura de Palmas, ainda não apresentou propostas maduras para a cidade. Eu tenho a nítida percepção de que a emancipação política de Luzimanges vai se dar de maneira natural”, disse.

Na ocasião, o deputado ainda aproveitou para solicitar que Lelis retire da pauta, a proposta de desmembramento de Luzimngues.