Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Acontece nesta próxima sexta-feira, 27, em Colinas do Tocantins o encontro de prefeitos da região Norte para debater a proposta de criação do consórcio de desenvolvimento regional, sugerida pelo Governo do Estado. Participam da reunião prefeitos, vereadores, secretários municipais além de técnicos da Secretaria Estadual das Cidades que assessoram os prefeitos no processo de criação da entidade.

O secretário das Cidades, deputado estadual Sandoval Cardoso, explica que o consórcio terá atribuição de realizar abertura e conservação de estradas vicinais e da limpeza urbana e contará com apoio do governo do Estado que vai disponibilizar patrulhas mecanizadas e recursos para manutenção da entidade durante dos dois primeiros anos de funcionamento. O secretário destaca ainda que os consórcios terão uma atuação mais ampla, conforme necessidades dos municípios.

O secretário avalia que os prefeitos do Tocantins estão conscientes das vantagens de atuação conjunta na busca de soluções para problemas comuns. Esse é quinto encontro de prefeitos que ele participa com esta finalidade e faz um balanço positivo do debate com os gestores municipais. A meta do governo do Estado é criar seis consórcios de desenvolvimento regional com atuação multifinalitária que podem atender necessidades diversas dos municípios.

A reunião, prevista para esta sexta-feira, 27, acontece no auditório da Associação Comercial de Colinas, a partir das 9h. No sábado, 28, o encontro será em Augustinópolis e vai reunir os prefeitos do Bico do Papagaio. A reunião será no auditório da Câmara de Vereadores.