Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas foi pauta da visita de cortesia do ministro vice-presidente do TCU, Augusto Nardes, ao TCE do Tocantins, na manhã desta sexta-feira, 27. Nardes, que também é corregedor da Corte de Contas da União, falou ainda sobre a evolução do Tribunal tocantinense e a importância da parceria entre as instituições.

“A criação de um conselho, em nível nacional, vai dar para o Brasil uma evolução de todo o controle externo, o que significa que os Tribunais de Contas serão mais eficientes e modernos”, afirmou o ministro em entrevista coletiva.

“A sociedade quer saber, hoje, se os serviços de saúde e educação estão sendo bem prestados e, cada vez mais, a nossa intenção é estabelecer parcerias para que, juntos, possamos mostrar para a sociedade que está havendo sim, uma evolução”, enfatizou, sinalizando o interesse de continuar as parcerias já estabelecidas entre o TCE do Tocantins e TCU.

O ministro fez, ainda, uma avaliação sobre o Instituto Rui Barbosa que, segundo ele, “é muito importante neste contexto de avanço do controle externo, e fundamental para os Tribunais brasileiros por conta da consonância que gera entre as Cortes de Contas”.

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente do TCE, conselheiro Herbert Carvalho de Almeida, o conselheiro corregedor do TCE, Manoel Pires dos Santos, o conselheiro José Wagner Praxedes, a conselheira Leide Mota, o auditor Jesus Luiz de Assunção, o procurador-geral de Contas, Oziel Pereira dos Santos, a delegada da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, o secretário-chefe da Secex – TO, Wagner Martins de Morais, Valquíria Rezende, o chefe de gabinete do ministro, Alden Mangueira, o assessor do ministro Harby Rech, o auditor Ricardo Eustáquio, e Carlos Nardes.

Palestra

O ministro Augusto Nardes está no Tocantins para ministrar a palestra “Atribuições do Controle Externo dentro do processo de desenvolvimento do país”, promovida pela Adesg - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Entre os temas, que serão tratados, na palestra, Nardes adianta que falará sobre: “A má aplicação do dinheiro público, como o TCU pode contribuir com o desenvolvimento do país, o pacto federativo, a copa do mundo, enfim, vou traçar um panorama geral da administração no Brasil”.

A palestra será nesta sexta-feira, 27, às 19h30, no auditório do Quartel do Comando Geral de Palmas. A entrada é gratuita.

Currículo

Augusto Nardes é graduado em Administração de Empresas pela Fundames (atual Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), em Santo Ângelo, pós-graduado em Política do Desenvolvimento e mestre em Estudos de Desenvolvimento, pelo Institut Université d’Études, em Genebra, na Suíça. (Assessoria de Imprensa)