Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Segundo Braga, secretários não cumprem orientações de Raul

Segundo Braga, secretários não cumprem orientações de Raul Foto: Jornal Opção

Foto: Jornal Opção Segundo Braga, secretários não cumprem orientações de Raul Segundo Braga, secretários não cumprem orientações de Raul

O vereador Carlos Braga (PMDB), na sessão desta quarta-feira, 2, na Câmara de Palmas, chamou de desrespeito ao prefeito Raul Filho (PT) o fato de alguns secretários, neste fim de governo, não levarem em conta nem mesmo despachos do Executivo. Segundo Carlos Braga, são poucos os que respondem às solicitações que lhes são apresentadas. Citou, como exemplo, o secretário da Saúde, Samuel Bonilha.

Braga disse, ainda, que o novo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Gumercindo de Paula, está sofrendo boicote dentro da Pasta, o que prejudica até mesmo a aprovação da outorga onerosa pela Câmara, além de alvarás de construções e microparcelamentos do solo. “Simplesmente, a cidade está paralisada. Temos prédios sendo construídos que dependem do trabalho da Seduh.”, Braga sugeriu a separação da parte executiva da secretaria do setor de planejamento.

O vereador Bismarque do Movimento (PT) elogiou os técnicos da Pasta, pelos Termos de Ajuste de Conduta (TACs) firmados com o Ministério Público Estadual (MPE), que, com a aprovação da outorga onerosa, trarão aumento de renda para a Capital. “Até o fim do ano, esses servidores podem aprovar a construção de mais 3 mil habitações populares em Palmas”, disse. Avaliou que o diálogo é a melhor forma de o novo secretário chegar a um entendimento com os técnicos da Seduh.

O vereador Lúcio Campelo (PR) concorda ser necessário conversar, inclusive sobre o plano de carreira dos arquitetos. “Estamos levando a reivindicação ao prefeito, mas também é preciso que os arquitetos tenham a sensibilidade de ver que a cidade precisa deles”, afirmou.

Aproveitou para reivindicar da Secretaria de Infraestrutura que incremente a operação tapa-buracos, principalmente na Região Norte.O vereador Milton Neris (PR) disse ter sempre defendido os técnicos da Seduh, mas ressaltou a necessidade de que façam o seu trabalho para que a Cidade continue a se desenvolver.

Plano Diretor

Para o vereador Cavalcante (PSDB), a Casa está perdendo o eixo e seu tempoem discussões sobre o mesmo assunto: Plano Diretor. Sugeriu à Comissão de Constituição e Justiça e à de Administração Pública que coloque logo o projeto em votação.

A vereadora Divina Márcia (PTN) defendeu a necessidade de aumento do perímetro urbano para dar a todos a oportunidade de os trabalhadores poderem comprar lotes em Palmas.

Obras

Milton Neris (PR) lembrou, ainda, a necessidade de construção de ponte no Setor São João, de manutenção das estradas vicinais e de outras obras de infraestrutura, cujos recursos foram garantidos por meio de emendas dos parlamentares ao Orçamento do Município. “É preciso dar início às obras antes de comece um novo período de chuvas”, ressaltou.

A vereadora Divina Márcia reforçou a solicitação de Neris e apresentou pedidos de recapeamento de ruas da Capital.

Calendário Eleitoral

O vereador Cavalcante disse ter observado que alguns pré-candidatos não estão respeitando o calendário eleitoral e já pedem voto. “Esta Casa precisar ficar atenta”, avaliou.

Dia do Goleiro

A vereadora Divina Márcia parabenizou os goleiros, pela passagem de seu dia, domingo, 29, e todos os trabalhadores, cuja data foi comemorada ontem, 1º de maio.