Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Como forma de valorizar o potencial da aquicultura e pesca presente nos rios e lagos, bem como os produtores de peixe do Tocantins, foi desenvolvido um espaço voltado à capacitação de técnicas de criação e de preparo de peixes na 12ª edição da Agrotins. Este espaço contará com degustação de peixes, rodadas de negócios, oficinas gastronômicas, demonstração de filetagem, consultorias especializada em piscicultura e empresas expositoras de equipamentos e produtos de piscicultura.

Durante os cinco dias de duração da Agrotins, também serão promovidas degustações de pratos típicos da culinária japonesa, produzidos com pescado típico de nossa região, como o Pirarucu e o Matrinchã. Tudo com o objetivo de gerar oportunidades de negócio para os produtores e pescadores de peixes do Tocantins. Serão degustados também a Arraia, a Piranha e o Cuiu Cuiu, com objetivo de mostrar como aproveitar melhor espécies de peixes que são subvalorizadas no cardápio tocantinense.

Uma das atrações principais do Pavilhão da Aquicultura e Piscicultura é a Rodada de Negócios, que acontece no dia 11 de maio, das 9h às 18h. A proposta é organizar um evento, de curta duração, que promova reuniões entre empresários do setor, para que possam negociar seus produtos e/ou serviços e realizar parcerias. “O objetivo principal é proporcionar um contato direto entre comprador e o vendedor”, afirma o analista técnico do Sebrae/TO, Alessandro Coelho.

Após a inscrição, o representante de cada empresa receberá o Catálogo Empresarial, contendo a oferta e a demanda de produtos/serviços de todas as empresas inscritas para a Rodada. Receberá também, o Formulário de Solicitação de Reunião, que deverá ser preenchido com o nome das empresas com as quais desejam reunir e, em seguida, devolvido à coordenação do evento para elaboração das Agendas de Reuniões. Todos os participantes receberão suas agendas, contendo as orientações sobre o nome das empresas solicitadas e solicitantes, local e horário das reuniões.

Podem participar empresas ligadas direta e indiretamente ao setor de pescado e que desejam realizar bons negócios: indústrias, prestadores de serviços, comerciantes, representantes comerciais entre outros. Para se inscrever basta que um representante da empresa solicite o Formulário de Inscrição e o Termo de Compromisso que pode ser solicitado no Sebrae ou na empresa responsável pela Rodada de Negócios, a Mercado e Vendas Consultoria. (Assessoria de Imprensa)