Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Presidida pela deputada estadual Josi Nunes(PMDB) no Estado do Tocantins, a Fundação Ulysses Guimarães realizou no último final de semana, o treinamento de mediadores nos municípios de Palmas e Guaraí. Na capital, o evento contou com a participação do presidente nacional da Fundação, o deputado federal e ex-ministro do Transporte, Eliseu Padilha(PMDB/RS).

De acordo com a deputada Josi, o objetivo do evento foi preparar pessoas que serão intermediárias na realização dos cursos oferecidos gratuitamente pela fundação para todos os 139 municípios do Estado. “Nós temos que formar aquele que vai multiplicar o conhecimento que é o monitor. Durante este evento nós formamos monitores de 38 cidades do centro do Tocantins”, destacou

A parlamentar explica que após essa etapa, os monitores voltam para suas cidades para formar turmas para dar início aos cursos da fundação. “Após esse encontro, a função do monitor é chegar a sua cidade, divulgar o projeto, convidar as pessoas para fazer os cursos formando turmas, e partir da chegada do material em sua cidade ele começa então, a ministrar os cursos. É tudo muito simples, a única coisa que o monitor precisa é de um local, que nós estamos sugerindo que seja a câmara municipal , uma televisão com DVD ou um data show”, explicou.

Através do ensino a distância (EAD) e do Convênio com Universidades e mestres renomados em ciências políticas, a FUG oferece diversos cursos como os de Formação Política, Gestão Pública, Dicção e Oratória, preparação para pré-candidatos a cargos eletivos dentre outros. Nós desenvolvemos um programa de formação política voltado para toda a sociedade,.É um programa absolutamente democrático, e aberto e não é só para quem é filiado a partido político, muito menos ao PMDB, é para todos os cidadãos brasileiros que quiserem participar. Nós Temos hoje, mais de 250 mil alunos entre formados e formandos em todo os Estados do Brasil.”, explicou o Presidente Nacional da Fundação.

Padilha frisou ainda, que a FUG tem a responsabilidade de formar políticos e cidadãos, além de trabalhar a ideologia partidária dos partidos .“ A fundação tem o compromisso de fazer políticos, fazer política e de fazer as instituições políticas funcionarem”, frisou.

Para o Presidente , a fundação tem muito a acrescentar na política tocantinense. “Contando com uma presidência com toda essa qualificação, já que é a deputada Josi é uma liderança muito expressiva no Estado, certamente nós vamos contribuir muito para o processo político do Tocantins”completou.

Satisfeito com o resultado do trabalho realizado no Estado, o deputado federal Júnior Coimbra, afirmou que o trabalho da FUG no Tocantins, abre um grande “leque” para os pretensos candidatos as eleições deste ano. “ Tenho uma convicção muito forte que nossos líderes irão abraçar essa causa e desempenhar seu trabalho em suas bases”, acrescentou. (Ascom Josi Nunes)