Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

No primeiro dia de Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária, participantes tiveram a oportunidade de conhecer novidades da 12ª edição do evento. A Feira, que iniciou nesta terça-feira, 8, e segue com diversificada programação até sábado, dia 12, contou com algumas novidades, como o estande Espaço España, o Pavilhão da Agricultura Irrigada, a Feira do Mel e o Pavilhão da Segurança Alimentar.

Com o intuito de estabelecer uma relação de cooperação com instituições, empresários e produtores do Tocantins, a Embaixada da Espanha no Brasil montou pela primeira vez na Feira o estande Espaço España.

Para o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, a participação de instituições estrangeiras fortalece ainda mais a Agrotins, que já é considerada a maior Feira de Tecnologia Agropecuária da Região Amazônia. “Estamos com muitas expectativas para essa edição da Agrotins, em função do bom momento do agronegócio no Brasil e do destaque que o Tocantins tem conquistado neste cenário”, afirmou Jaime Café, acrescentando que no primeiro dia de Feira já ocorreram bons negócios, como a comercialização de uma colheitadeira, no valor de R$ 700.000,00.

De acordo com o conselheiro da Embaixada da Espanha, José Maria Gomez Nieves, que participou do primeiro dia de Agrotins, atendendo o público no estande, o evento será importante para uma aproximação dos investidores do seu País com o Tocantins. “Nós temos um projeto que começou no ano passado, a pedido do Governo, em busca de uma parceria para implantar melhorias na agricultura da região”, afirmou Nieves.

O primeiro dia do evento foi marcado também pela boa participação de público, sobretudo de produtores e estudantes das escolas públicas de Palmas que visitaram as vitrines tecnológicas de frutas, grãos e pastos, que demonstram vários sistemas de irrigação. A intenção é mostrar como a tecnologia pode aumentar a produtividade nas propriedades rurais, sejam elas pequenas, médias ou grandes.

Além disso, durante todo o dia os participantes tiveram a chance de visitar os pavilhões, os estandes, as clínicas tecnológicas, montadas pelo Governo do Estado e também por entidades privadas parceiras.

Palestra

Pela manhã, aconteceu a primeira palestra da Feira no Auditório Tocantins, com o tema “Caminho para novos Negócios”, coordenada pelo secretário das Oportunidades, Omar Hennemann. (Ascom Seagro)