Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Palmas e a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) inauguram a sede própria da Unidade de Saúde da Família (USF) 405 Norte, na próxima quarta-feira, 09, às 16h30. A unidade está localizada na Alameda 01, APM 10, Quadra 405 Norte, (antiga Arno 41). A solenidade terá a presença do prefeito Raul Filho, do secretário da saúde Samuel Bonilha e outras autoridades.

Essa é a primeira, do pacote de 17 novas sedes de USF que serão entregues à população até dezembro deste ano. “Ampliamos, humanizamos e melhoramos o serviço de saúde em Palmas e estamos edificando estruturas novas, proporcionando espaços melhores, confortáveis, mais amplos e bem equipados, à população da Capital”, declara o prefeito.

De acordo com Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas, a entrega das novas sedes representa a realização de um sonho, edificado com muito trabalho e esforço de toda a sua equipe. “Essas novas unidades de saúde dignificam os usuários e servidores do SUS, pois são o resultado de muito trabalho e persistência de toda a nossa equipe para oferecer não só bons serviços , como também, ambientes agradáveis, é na verdade, a realização de um sonho nosso”, enfatiza o secretário.

As novas sedes obedecem a todas as normas da Atenção Básica do Ministério da Saúde. “Acabamos com a figura do antigo postinho e edificamos legítimas unidades de saúde, contemplando todos os ambientes necessários para possibilitar atendimento de qualidade tanto para pacientes, quanto para profissionais e funcionários”, assegura o secretário.

Acessibilidade e segurança

Segundo Alexandre Paixão, arquiteto da Semus, responsável pelo projeto, as instalações possuem acessibilidade para portadores de deficiência física; revestimentos de piso, parede, teto e bancadas que permitem completa higienização e limpeza. “Esses detalhes são importantes, pois previnem infecções hospitalares. Já a resolução de fluxo, a iluminação e a climatização dos ambientes, tornam os ambientes agradáveis e saudáveis”, informa o arquiteto.

Estrutura e cidadania

A USF 405 Norte conta também com salas exclusivas para: reidratação oral, 03 consultórios médicos, 03 consultórios odontológicos individualizados, sala para pequenos procedimentos, além de vestiários com chuveiros para melhores condições de trabalho dos 18 agentes comunitários de saúde.

De acordo com Adriana Victor Ferreira Lopes, Diretora de Atenção à Saúde, serão oferecidos todos os procedimentos básicos de saúde para mais de 12 mil pacientes cadastrados, na área de abrangência que compreende as quadras 405, 407 e 409 Norte.

“Os serviços que serão executados por 03 equipes do Programa de Saúde da Família são: consultas médicas e de enfermagem, tratamento odontológico, fisioterapia, procedimentos de curativos e retirada de pontos, nebulização, pré-natal, programas de saúde do homem, da criança do adolescente, do idoso, hipertensos e diabéticos, preventivo de câncer do colo de útero, entre outros”, explica a diretora. (Ascop)