Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

As boas práticas para melhoria da qualidade do leite são incentivadas na 12ª edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária. Na manhã desta sexta-feira, 11, os acadêmicos do curso de engenharia agrônoma da Unitins Agro participaram do curso ‘Ordenha Higiênica’. A Feira, que iniciou no último dia 8 segue até sábado, 12, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Em sua aula, o pesquisador da Unitins, Claúdio Henrique Clemente, detalhou os procedimentos que o produtor deve realizar para não contaminar o produto. “Uma das formas de higienizar o procedimento é bem simples, usar hipoclorito com água para lavar as tetas das vacas”, esclareceu.

O pesquisador fez questão de enfatizar que para o produtor valorizar sua produção leiteira para comercialização é necessário priorizar a qualidade do produto. “A produção de leite é rentável e dá lucro certo, por isso, é fundamental investir na boa qualidade”, disse Clemente, acrescentando que a cultura é indicada, principalmente para o pequeno produtor garantir uma renda mais rápida e segura.

Para a acadêmica de Engenharia Agronômica da Unitins Agro, Mariana Azevedo, o curso foi muito bom, pois, além de conhecer mais sobre o assunto, teve a oportunidade de juntar o teórico com a prática. “Isso conta muito para nós como estudantes e futuramente profissionais”, destacou.

Dados

O Tocantins produz atualmente 233 milhões de litros de leite por ano, segundo dados de 2011. Destaca-se a região Norte do Estado, onde registra um dos maiores crescimentos proporcionais de produção do País. (Ascom Seagro)

Tags: Agrotins, Unitins