Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Uma iniciativa ecológica na construção civil tem chamado atenção dos visitantes da Agrotins 2012: é a Casa Verde, proposta que traz uma invenção que diminui custos e ajuda a proteger o meio ambiente.

A empresa Eletro Rural desenvolveu painéis pré-moldáveis de concreto leve, com peso menor e com resistência equiparada ao concreto comum.

O produto, que está em processo de certificação, leva em sua mistura o isopor que substitui o seixo e a brita em uma inovação tecnológica que dá nova utilização para embalagens que seriam descartadas no meio ambiente. Além disso, diminui o custo da construção e promove amenização da temperatura da residência. “Cerca de 3 ou 4 graus mais fresco, só com a utilização do isopor como isolante térmico”, ressalta Matheus Gouveia, funcionário da empresa.


A invenção dos painéis de concreto leve é obra de Leopoldo Craveiro, proprietário da Eletro Rural, que participou do programa Inova Tocantins, desenvolvido pelo Sebrae. A Casa Verde, que já é destaque da Agrotins, em junho deste ano será apresentada ao mundo na Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.


Na Agrotins 2012 a Casa Verde está localizada no estande da Unitins e conta com uma unidade demonstrativa da casa construída com a nova tecnologia. Segundo Harry Hamming, engenheiro e pesquisador associado à empresa, a inovação tecnológica que o produto irá trazer fará com que “a produtividade na construção civil cresça muito, o uso dos pré-moldados permite que se entre uma casa pronta, com todos os requisitos técnicos em 24 horas” explica. (Ascom Sebrae)