Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira o Teatro Sesc Palmas recebe o espetáculo “O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” da trupe Ensaia Aqui e Acolá de Pernambuco. Este será o primeiro espetáculo da 15ª edição do Palco Giratório aqui no Estado. A comédia começa às 20h e os ingressos variam de R$ 2,50 para comerciários a R$ 10,00 para usuários.

A peça é inspirada no folhetim de Carneiro Vilela, A emparedada da Rua Nova, que dá conta da história de uma moça que teria sido segundo diz a lenda, emparedada viva pelo próprio pai depois que este descobrira sua gravidez escondida, na Recife do final do século XIX. Na versão teatral da Trupe Ensaia Aqui e Acolá os elementos que renderiam um melodrama de circo ganham delicioso contorno paródico, através do contraste entre um gênero sério e seu tratamento em chave cômica. Referências à cultura pop dão o sabor desta comédia que resgata o conto do imaginário popular para fazê-lo reviver de maneira crítica e bem humorada. O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas recebeu o Prêmio Myriam Muniz (2008), os prêmios de Melhor Espetáculo pela crítica e pelo público, concedidos pelo 17º Janeiro de Grandes Espetáculos (2011). Integrou ainda a programação de importantes festivais de teatro do país – Festival Recife do Teatro Nacional, Cena Contemporânea de B rasília, Porto Alegre em Cena, Festival Internacional de Artes Cênicas, em Caxias do Sul, dentre outros.

Palco Giratório

Criado pelo Sesc em 1998, começou a sua 15ª edição em Fortaleza (CE) no dia 31 de março. A Cia Mario Nascimento, de Minas Gerais, iniciou o circuito com o espetáculo de dança Escapada. Após essa estreia, os grupos que compõem o projeto seguirão para várias capitais e cidades do interior, passando por teatros, centros culturais e praças públicas até o mês de dezembro. Em 2012, o Palco circulará por 122 cidades, com 23 espetáculos. Ao todo, serão 700 apresentações, de estilos como comédia; drama; musical; teatro gestual, infantil, épico, de animação, de máscaras dança de rua e contemporânea.

No Brasil, esse é o único circuito de artes cênicas de grande porte que percorre todos os estados do país. Já passaram pelo Palco Giratório mais de 170 grupos teatrais, que realizaram aproximadamente 5 mil apresentações, alcançando 2,5 milhões de espectadores.