Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro / Secom

Durante a coletiva de imprensa para apresentar os resultados da 12ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, anunciou que o Tocantins receberá no próximo mês US$ 165 milhões para o Prodoeste - Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins.

Segundo o secretário, os municípios de Pium, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Dueré e Cristalândia serão os principais beneficiados com o programa que segundo ele já está com o recurso inicial garantido. “A Secretaria Nacional do Tesouro já analisou a documentação encaminhada pelo Governo do Estado, já analisou a nossa capacidade de endividamento e o crédito junto ao Governo Federal, o banco já analisou a proposta, que é o maior projeto de financiamento que o Banco Interamericano tem na América do Sul, e agora esperamos a aprovação do Senado, que é quem dá o aval do governo brasileiro”, afirmou, acrescentando que “acreditamos que no início de junho o governador Siqueira Campos já assine o contrato para começarmos o trabalho de intervenção na área, que precisa do barramento e de algumas obras de infraestrutura, como estradas de acesso para estas propriedades, que correspondem a 40 mil hectares, ou seja vamos potencializar em 30% a nossa área de projeto irrigado, em no máximo dois anos”.

Ainda segundo Café, o Governo já está trabalhando nos estudos das próximas etapas, para que sejam viabilizadas junto a outros bancos. “Temos outroas insituições que podem ser parceiras, a exemplo da Jica, que o Governador já fez uma visita no Japão e demonstrou interesse, e o Banco Interamericano, o Banco Mundial e o próprio Ministério da Integração Nacional, que já demonstrou interesse no projeto, por sua viabilidade e o retorno que dará para o produtor e o Estado do Tocantins”, enfatizou.

Prodoeste

O Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins é um projeto que pretende implantar, através de parceria público-privada, um grande sistema de plantio irrigado em cerca de 200 mil hectares na região, aproveitando o grande potencial de rios e terras planas. O projeto já tem o aval positivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID.

O programa será instalado em duas etapas e, já em 2012, serão implantadas duas barragens na cidade de Lagoa da Confusão, aproveitando recursos hídricos dos rios Dueré, Riozinho, Xavante, Pium, Urubu e Formoso. O Prodoeste deve estar implantado totalmente na região em cinco anos. (Secom)