Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Banco de Leite Humano do HMPDR – Hospital Maternidade Dona Regina - está com o estoque em baixa. Atualmente, as geladeiras da unidade contam apenas com 39 litros de leite disponível.

De acordo com a coordenação do banco, essa quantidade só atende metade dos 41 bebês que necessitam do leite doado. Assim, apenas os recém nascidos em estado mais grave recebem o leite materno, os demais estão sendo alimentados por uma fórmula de leite artificial, que apesar de ser uma alternativa recomendada, não supera os benefícios a saúde que o leito humano pode proporcionar.

Neste sábado, 18, comemora-se em todo o Brasil o Dia Nacional da Doação de Leite Humano, por isso a coordenação convida mães que tenham leite sobrando a compartilharem e ajudarem no restabelecimento desses bebês, aumentado o estoque do Banco de Leite.

As mães interessadas podem se dirigir ao hospital e realizarem a coleta no próprio Banco ou entrarem em contato com o setor pelo telefone 0800-646-8283 e uma equipe do Corpo de Bombeiros capacitados vai até a casa delas e auxilia na retirada do leite. O leite doado será utilizado na alimentação dos bebês prematuros internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), na UI (Unidade Intermediária) e na Unidade Canguru. Muitos desses bebês necessitam receber o leite do banco porque suas mães não conseguem produzir a quantidade suficiente para os alimentarem.

Capacitação

Para marcar as comemorações do Dia Nacional da Doação de Leite Humano, o Ministério da Saúde e a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde – realizarão na próxima semana, de segunda, 21, a sexta-feira, 26, o Curso de Processamento e Controle de Qualidade em Banco de Leite Humano, destinada aos profissionais que trabalham nas unidades de Banco de Leite de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. O evento acontecerá no auditório do Dona Regina, das 8h ao meio dia e das 14h às 18h.

O objetivo da capacitação é qualificar os profissionais que lidam diretamente com o trabalho nas unidades e aprimorar as técnicas de pasteurização e armazenamento, para que o leite repassado aos pequeninos seja de qualidade.