Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES/TO

Foto: Divulgação SES/TO

O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), maior maternidade pública do Tocantins, completa na quarta-feira, 21, 24 anos, sendo referência em alta complexidade. A unidade foi criada a partir da descentralização dos serviços de obstetrícia, ginecologia e pediatria do Hospital Referência de Palmas, em junho de 1999. Atualmente o hospital conta com 85 leitos gerais, 29 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), neonatais.

“O Dona Regina é uma unidade conhecida e querida por todos os tocantinenses e isto graças à dedicação de toda equipe que reconhece esse hospital como uma segunda casa”, afirmou o diretor geral do HMDR, Iatagan Barbosa de Araújo, acrescentando que “neste dia temos muitas conquistas, mas as principais são as milhares de vidas que foram impactadas nestes 24 anos”.

A vendedora Silvete Viturino, teve seus dois filhos na maternidade e conta que o atendimento recebido foi muito importante no momento do nascimento das crianças. “O Mateus tem 13 e a Laila seis. Os dois nasceram de parto cesariana no Dona Regina e eu só tenho a agradecer por todo cuidado comigo e com meus filhos. Os funcionários nas duas vezes me trataram muito bem e quero parabenizar a todos pelo aniversário”.

Para a servidora Elisiane Ferrari, que atua na unidade Canguru, trabalhar no HMDR é um privilégio. A servidora foi uma das profissionais que auxiliou nas transferências dos bebês que estavam no Hospital Referência de Palmas para o Dona Regina. “Em quis vir para o hospital, trabalhar com os bebês e graças a Deus consegui. Amo o que eu faço e a recompensa é receber o carinho dos pais e ver o desenvolvimento dos bebês. Cada um que passa aqui deixa uma marca em minha história de vida”.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva de Santana, nos próximos anos, com a construção da nova sede do hospital o atendimento será ampliado. “Neste ano o hospital já ganhou presente, pois os trâmites para a construção do novo prédio da unidade estão avançando. É uma prioridade do governador Wanderlei Barbosa e isso proporcionará mais conforto para os pacientes e colaboradores, a quem agradeço pelos esforços no atendimento da população e parabenizo pelas vidas transformadas a partir das suas atuações”.

Unidade e atendimentos

O hospital foi criado em 1999 e desde então houve muitas conquistas. Em 2002, o HMDR inaugurou o Banco de Leite Humano e conquistou o título de Hospital Amigo da Criança. Em 2008, o hospital foi ampliado e em 2010, passou a oferecer às parturientes o direito de acompanhante de livre escolha na hora do parto e recebeu a certificação do Método Canguru. Em 2011, a unidade hospitalar aderiu ao programa Rede Cegonha e implantou o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS). Já em 2014 foi criada a ‘Casa de Dona Regina’ uma residência que recebe gestantes, recém-nascidos e puérperas em situação de risco.

Em 2022, a unidade realizou 5.170 partos, entre normais e cesáreos, e em 2023 já foram 2.159. A unidade em 2022 ofertou 34.902 atendimentos e neste ano já foram 13.403, entre partos normais, cesáreos, laqueaduras, histerectomia e outros.  

Já o Banco de Leite, em 2022, realizou 27.568 atendimentos individuais, 3.679 visitas domiciliares e 2.548,6 litros de leite humano coletado e 1.624,6 litros de leite distribuídos. Em 2023, já foram 6.919 atendimentos individuais, 774 visitas domiciliares, 598 doadoras, 474 bebês atendidos (receptores), 595,7 litros de leite humano coletado e 370,2 litros de leite distribuídos.

No SAVIS, somente em 2022, foram realizados 2.157 atendimentos entre emergencial e ambulatorial, a pessoas vítimas de violências. (Secom/TO)