Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Teatro Fernanda Montenegro será palco do grande Show Palmas In Concert, nos dias 18 e 19 desta semana, às 20h30. A Orquestra Buriti Band se apresenta com os artistas Genésio Tocantins, Dorivã, J. Bulhões, Di Engenho Novo, Nacha Moretto e do guitarrista Paulio Celé. Os ingressos podem ser trocados a partir desta quarta-feira, 16, por duas garrafas pet, de 12 às 18 horas no Centro de Criatividade e depois das 18h, na bilheteria do Cine Cultura.

O show tem classificação livre e o público vai poder apreciar uma diversidade de interpretações inéditas em Palmas. Baião (em homenagem ao centenário de Luís Gonzaga), Jazz, Música Latina e MPB. Todos os arranjos foram elaborados para serem tocados pela Buriti Band com as participações dos cantores e do guitarrista Paulio Celé que é o arranjador da música final do show: Canção de Amor a Palmas, que será interpretada por todos os cantores.

Segundo o diretor do show e regente da Buriti, Thiago Oliveira, o show foi criado pensando em toda a diversidade musical que Palmas oferece, fruto das mais variadas origens da população e, que ao longo desses 23 anos, vem colaborando com a formação da identidade cultural da cidade. “São mais de 35 pessoas mobilizadas para proporcionar um espetáculo de alto nível nos dois dias de apresentações”, destacou o músico.

Thiago conta que foi bastante exigente em relação aos ensaios e prazos a serem cumpridos. “Apesar do nível de dificuldade a preparação do repertório, os ensaios e reuniões foram bem aproveitados e todos os envolvidos se dedicaram muito, com isso, esperamos contar com a presença de todos os amantes da boa música e amigos, pois só assim a festa será completa”, estende o convite.

Espetáculo “Palmas In Concert”

Orquestra Buriti Band

A Buriti Band é um grupo de música instrumental criado no ano de 2005 pelo professor Thiago Carmo Oliveira, com o objetivo de valorizar o músico de Palmas, pesquisar e divulgar novos compositores e arranjadores, contribuindo assim de forma significativa para o crescimento profissional dos integrantes, formando platéias e consequentemente produzindo música de qualidade. Sua formação segue o padrão das Big Band’s Norte Americanas mesclando instrumentos de sopro, cordas, percussão e teclados, porém, sua diferença é encontrada no tocante ao repertório que, é sistematicamente voltado para a Música Popular.

Genésio Tocantins

Em 2000, foi classificado para as eliminatórias do Festival da Música Brasileira, promovido pela TV Globo, onde concorreu com sua composição em parceria com Beirão, "Baião internauta". Participou do Festival Novos Talentos defendendo a música "Nóis é jeca mas é jóia". Em abril de 2006, participou do Projeto Pixinguinha, em caravana que passou por Cachoeiro de Itapemirim (ES) circulando por Campinas, Tubarão e Guaratinguetá, junto com a cantora paulista Cris Aflalo, o piauiense Gilvan Santos e a Banda de Pífanos de Caruaru.

Dorivã

Outro grande nome da música tocantinense é o cantor Dorivã, expressão que hoje ocupa um lugar certo na galeria de nossos mais legítimos representantes artísticos. Dono de uma voz privilegiada, Dorivã encanta também pela simpatia de atingir as pessoas através de uma simplicidade que prende e cativa. Como os grandes artistas, ele é um compositor que consegue traduzir situações cotidianas de forma simples, porém, carregadas de muita poesia.

J. Bulhões

Na atividade musical desde os anos 70, o cantor já gravou canções de sua autoria em inglês, pela RCA Victor com o pseudônimo de Joe Bulls, em 73. Nos anos 80, trabalhou com Gilberto Gil na excursão do show “O Luar” de 81, viajando todo o Brasil Europa (Suíça, França, Itália e Portugal), Estados Unidos e Colômbia. Gravou como backing vocal o disco “Umbanda Um” de 82, com Gilberto Gil e atuou no filme “Corações a Mil”, com Gil, Caetano Veloso e Regina Casé.

Di Engenho Novo

O cantor e compositor Di Engenho Novo surgiu entre os maiores festivais do Tocantins. Foi vocalista da banda Engenho Novo, com a qual participou de festivais como Festival de Inverno de Taquaruçu, T.O.M.E Música Expressa, PMW Rock Festival, além de representar o Tocantins no maior festival independente da América do Sul, o Grito Rock Cuiabá.

Nacha Moretto

Nacha Moretto foi vocalista da banda Raices de América que tanto sucesso fez nos anos 80 no Brasil e no mundo. Ao lado do marido, Jorge Menares, chileno de nascimento, brasileiro na alma, o casal mora hoje em Palmas onde comanda a maravilhosa banda Impacto Latino.

Comemoração aos 23 anos da Capital

O Show Palmas In Concert faz parte da programação de aniversário da Capital, que celebra a diversidade vivenciada nestes 23 anos. As festividades foram iniciadas com o Festival da Cultura Japonesa, segue nos dias 16 a 20 em parceria com a Cinemateca da embaixada da França e do Institut Français, com a primeira Mostra de Cinema Alternativo de Palmas no Cine Cultura.

No dia 20, terá o “Ato Cívico Palmas 23 anos”, culto ecumênico, corte do bolo de 23 metros, oferecido pelo Quarteto Supermercados, desfile Cívico, em Taquaralto e encerra com o “Show Palmas 23 Anos” no estacionamento do Paço Municipal com show de Quesia Carvalho, Tom de Alerta, Alan Marquezine e da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius. (Ascop)