Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aconteceu na tarde deste último domingo, 20, em Divinópolis a tradicional cavalgada do município que contou com a participação do secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, do presidente da Adapec, Marcelo Inocente e de diversos produtores e cavaleiros do município e de cidades da região. A cavalgada precede a XIII ExposiçãoAgropecuária deDivinópolisdoTocantins.

De acordo com Jaime Café, a grandeza do evento mostra a “força” do setor agropecuário no município de Divinópolis. “O Governo do Tocantins, partindo de uma orientação do governador Siqueira Campos, tem apoiado eventos como esse, que só reforçam o trabalho do homem do campo”, afirmou o secretário no início da cavalgada. Segundo ele, as feiras agropecuárias são também um momento de apresentar novas tecnologias para o campo aos produtores.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Divinópolis do Tocantins, Cláudio Brito, cerca de oito mil pessoas participaram da cavalgada deste domingo. “A Exposição que fazemos é a maior festa de Divinópolis e atrai muitas pessoas de Paraíso do Tocantins [cidade vizinha], a capital Palmas e de toda região”, avaliou o Brito.

Feiras agropecuárias

A Exposição Agropecuária de Divinópolis acontece de 19 e 26 de maio. Esta semana também acontece a feira de Miracema do Tocantins, do dia 20 a 27 de maio. As primeiras exposições deste ano aconteceram nos municípios de Miranorte, Colméia, Formoso do Araguaia e Arraias. Ao todo, serão mais de 35 feiras nos municípios tocantinenses, que receberão o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

Em 2011, o Governo apoiou a realização de 39 feiras agropecuárias, tendo em vista sua importância para o fortalecimento do Agronegócio do Estado. Em muitos municípios, as feiras agropecuárias também são consideradas os maiores eventos culturais e de lazer. (Ascom Seagro)