Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Equipes da Adapec – Agência de Defesa , Agropecuária - realizam monitoramento, rotineiro, nos abrigos de morcegos hematófagos cadastrados na Agência. A ação ocorre, entre os dias 22 e 24 de maio, nas propriedades rurais, localizadas em Porto Nacional. O objetivo é o controle populacional da espécie, considerada o principal transmissor da Raiva na zona rural.

Segundo o responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros da Adapec, José Emerson Cavalcante, neste período, em média seis propriedades rurais serão visitadas. “Fazemos o acompanhamento anual destes abrigos, além de realizar controle populacional de morcegos hematófagos nos municípios onde são notificados casos ou suspeitas da doença”, disse.

Raiva

A raiva é uma doença grave, que pode ser transmitida ao homem, por meio de sugadura do morcego infectado ou até mesmo pelo contato com a saliva dos bovinos doentes. A medida oficial de controle dos morcegos hematófagos baseia-se na captura do animal e o uso da pasta vampiricida (à base de substâncias anticoagulantes). Ao voltar ao abrigo, os morcegos ao ter contato com os outros acabam morrendo. Cada animal capturado e tratado com a pomada chega a eliminar de 15 a 20 outros morcegos hematófagos.

Os principais sintomas do animal infectado é o isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Em casos graves, o animal apresenta movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, entre outros. A recomendação da Adapec é que nos municipios que registram incidência da doença, os animais sejam vacinados.

Dados

Em 2010 foram registrados 23 focos de Raiva que resultou na morte de 108 animais. Já em 2011, os números reduziram para 16 focos registrados e somente 33 animais mortos. (Ascom Adapec)