Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Com a intenção de contribuir de forma efetiva para evitar danos ao meio ambiente causados pelo descarte incorreto de baterias e pilhas usadas, os alunos do 2ª período do curso de Engenharia Ambiental lançam na manhã desta terça-feira, 22, na sala 2 do Bloco B, da Universidade Federal do Tocantins – campus de Palmas -, o projeto denominado "Recarregador Ecológico".

O projeto tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica (alunos, professores e técnicos), sobre a importância do descarte correto de pilhas e baterias. Esses materiais apresentam em sua composição metais tóxicos, como o chumbo e mercúrio que, se depositados em lixo comum, poderão causar grandes danos ao meio ambiente.

Para dar início à conscientização, foi realizada uma gincana com os alunos do 2º de Engenharia Ambiental cuja tarefa foi o recolhimento de baterias e pilhas usadas. O material arrecadado foi depositado nos coletores fixados no Bloco B. Na próxima terça-feira, acontecerá o encerramento da gincana com a premiação dos vencedores.

De acordo com Jarllany Cirqueira, na próxima etapa do projeto, três desses coletores serão fixados em outros locais de grande circulação do campus de Palmas, a fim de expandir a conscientização sobre a forma devida de descarte desses materiais. "As pilhas e baterias coletadas serão destinadas para uma cooperativa", concluiu.