Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado e 27 prefeituras da região sudeste do Tocantins reúnem-se em Natividade na próxima sexta-feira, 25, às 9 horas para discussão e aprovação do estatuto social, eleição e posse do presidente e vice-presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudeste. O evento acontece no Basa Clube e todos os prefeitos já confirmaram presença, inclusive acompanhados de secretários e vereadores municipais.

A criação dos Consórcios Regionais de Desenvolvimento é uma iniciativa do Governo do Tocantins através da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano e conta com a parceria da Secretaria Estadual da Agricultura, Secretaria Estadual do Planejamento, Secretaria Estadual da Infraestrutura, Secretaria estadual do Meio Ambiente, Associação tocantinense de Municípios (ATM) e Agência Tocantinense de Saneamento. Todos os parceiros foram convidados para acompanharem a solenidade.

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos do Sudeste do Tocantins, inclusive já tem sua sede alugada na cidade de Natividade e após sua formalização brevemente estará apto a funcionar. A proposta do governo é fortalecer aos municípios e viabilizar o acesso a projetos e recursos federais e estaduais, máquinas e equipamentos rodoviários, produtos e serviços que são adquiridos individualmente pelos municípios e que com a criação dos consórcios regionais poderão agilizar e baratear custos para as prefeituras.

Na oportunidade, também será anunciado a liberação de crédito, através do Ministério da Integração Nacional, para o projeto Água para Todos na Zona Rural, para os seguintes equipamentos: cisternas para consumo humano e pequenas barragens para produção de alimentos (pecuária de pequeno porte e agricultura familiar). São 11.360 cisternas de polietileno com capacidade de reservar 16 mil litros d'água captados durante o período chuvoso e que serão entregues às famílias rurais cadastradas no Cadastro Único do Goveno Federal e que foram selecionadas pela Defesa Cívil do Estado do Tocantins.

A equipe técnica da Secretaria Estadual das Cidades está trabalhando também na formalização dos outros 5 consórcios estaduais - sul, centro, centro-norte, norte-nordeste e Bico do Papagaio; ao todo teremos 6 consórcios intermunicipais de desenvolvimento regional com 137 municípios do Tocantins e cada grupo de municípios reunidos soma mais de 150 mil habitantes.

Palmas e Araguaina ficaram fora dos consórcios, pois são cidades com mais de 150 mil habitantes. (Assessoria de Imprensa)