Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Certificadas pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como patrimônio cultural do Brasil as bonecas Ritxoco, estão expostas no Capim Dourado Shopping. Produzidas artesanalmente pelas mulheres indígenas da etnia Karajá da Ilha do Bananal, são verdadeiras obras de arte e um retrato de todos os hábitos tribais que compõem a cultura indígena Karajá.

A exposição, localizada próximo ao Cinemark, é organizada por indígenas da etnia Karajá e está surpreendendo muitos visitantes pela beleza das peças que retratam a riqueza da cultura indígena. Todas as peças também estão sendo comercializadas.

“O Capim Dourado é um espaço de diversão, lazer, compras e cultura. Constantemente temos realizado exposições, mostras e muitas outras ações exclusivamente para que todos conheçam um pouco mais da cultura local”, pontuou o empreendedor do shopping Carlos Amastha.

Saiba mais: Segundo informações do Iphan, a “Ritxoko: Expressão artística e cosmológica do Povo Karajá” e os “Saberes e práticas associadas ao modo de fazer Bonecas karajá” foram reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil e inscritos, respectivamente, nos livros das Formas de Expressão e dos Saberes.

O reconhecimento,atribuído pelo conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em reunião realizada no Iphan em Brasília em 25 de janeiro deste ano, teve como base o estudo “ritxoko (boneca karajá) a partir de seus processos de produção material e simbólica, que demonstrou que essas bonecas e os saberes e práticas associados à sua confecção, constituem importante fonte de renda das famílias karajá e condensam uma expressão cultural e artística que reproduz aspectos de identidade importantes para a etnia. e artística que reproduz aspectos de identidade importantes para a etnia. (Ascom Capim Dourado Shopping)