Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Desde Janeiro está disponível a entrega dos formulários para Declaração Anual do Simples Nacional dos optantes pelo Empreendedor Individual (DASN-SIMEI) referente ao ano de 2011. O prazo de entrega da declaração que se encerra no dia 31 de maio. A multa para quem deixar de declarar é de R$ 200,00 ficando também impedida a impressão de documentos de arrecadação mensal no ano de 2012. O envio da declaração só pode ser feita pela internet, pelo site da Receita Federal (http://receita.fazenda.gov.br/simplesnacional).

O microempreendedor individual que necessitar de orientação para o preenchimento do formulário pode procurar auxílio no Sebrae/TO. Para preencher o documento fiscal é necessário estar com o CNPJ de Microempreendedor Individual e também as anotações gerais sobre as vendas.

É obrigatório o envio da declaração por parte de todos os empreendedores individuais, mesmo aqueles que não realizaram vendas no ano passado. Os escritórios de contabilidade também estão realizando a declaração, a lista completa de contadores pode ser encontrada no site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br.

Segundo dados do Portal do Empreendedor, no Tocantins existem 17.226 microempreendedores individuais que devem declarar com base no ano de 2011, deste total 8.020 já realizaram o envio das declarações, o que representa 46,56% do total.

A analista do Sebrae, Adelice Novak, esclarece que a procura tende a aumentar conforme o prazo final se aproxima e aconselha a não perder tempo. “O ideal é que a declaração seja feita o quanto antes para evitar algum problema na hora do envio”, frisa a analista.

Regiane Aires Fernandes seguiu a dica. Microempreendedora da cidade de Aparecida do Rio Negro, veio até o Sebrae para receber as orientações. Ela afirma que buscou o apoio dos consultores do Sebrae para evitar erros no preenchimento. “Por ter pouco tempo para resolver essas questões resolvi procurar um auxílio para fazer a declaração”, explica Fernandes.

Confira o passo-a-passo

1º Passo: Separe e relacione em uma tabela todos os recebimentos com vendas e/ou prestação de serviços feitos por sua empresa.

2º Passo: Junte o canhoto ou a 2ª das Notas Fiscais que emitiu. Caso não as tenha emitido tenha as informações anotadas corretamente.

3º Passo: Acesse o site: http://www.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional

4º Passo: Vá à seção Contribuinte e escolha a opção SIMEI. Uma nova página será aberta

5º Passo: Na nova página selecione, em Serviços Disponíveis, a palavra SIMEI.

6º Passo: Outra página aparecerá. Nela você irá digitar o seu número de CNPJ e digitar os números e letras que aparecem na imagem de confirmação. Clique em Continuar.

7º Passo: Responda as perguntas que aparecerão feitas no 1º Passo. Clique no botão imprimir e guarde o recibo impresso, ele é o seu comprovante.