Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O sonho de ter um Conselho Regional de Administração genuinamente tocantinense começou há cinco anos, com o desmembramento com o Conselho de Goiás e foi concretizado na manhã do último sábado, 26,durante a entrega definitiva do CRA-TO, localizada na Avenida Theotônio Segurado, em Palmas.

Dia de emoção, de agradecimentos e de início de uma nova etapa. “Antes eram 800 profissionais registrados, hoje somos três mil e sabemos que tem ainda mais 4 mil não registrados”, disse o presidente do CRA-TO, Rogério Ramos dizendo que a sede definitiva do Conselho é uma referência para os administradores e profissionais de áreas afins.

Com a entrega da sede, Ramos ressaltou que mais que fiscalizar o exercício da profissão de Administrador, o CRA-TO está trabalhando para promover, fomentar e valorizar a administração, fazendo com que “a sociedade veja o administrador como uma pessoa útil, um profissional de importância para o desenvolvimento de um País”.

O conselheiro Eugênio Pacceli, ao falar em nome dos demais Conselheiros do CRA-TO, citou o conselheiro Renato Jayme, que segundo ele, foi o precursor da luta pela criação da entidade no Tocantins. “Como em toda a luta, tem que ter alguém para liderar, e o Renato soube conduzir esse processo e depois, como Secretário de Estado da Administração pude ser o instrumento para que todas as articulações políticas fossem realizadas para que o Tocantins, Estado pujante, pudesse ter o seu CRA-TO. Inicia-se uma nova etapa com a sede. O administrador agora tem sede. Motivo de orgulho”, disse.

O vice-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA) e presidente do PRODER - Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração, Marcos Lael de Oliveira Alexandre ressaltou a importância da sede para a dignidade do administrador tocantinense. “Tive o privilégio de conhecer esse projeto em cada etapa, O CRA-TO mostra que é empreendedor. Que essa sede seja um modelo para os demais CRAs, que não seja apenas um lugar cartorial, mas um espaço político para que o administrador lute em prol do desenvolvimento”, observou.

“O Sistema CFA/CRAs hoje está mais rico”, ressaltou o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Sebastião Luiz de Mello acrescentando que no Tocantins há um “time de guerreiros” que mostraram que é possível ter um Conselho forte e que possa ser modelo para os demais.

Mello afirmou ainda que o Sistema CFA/CRA não é apenas para fiscalizar, tem também como finalidades melhorar a qualidade de vida do brasileiro, nesse sentido projetos com o Plano Brasil de infra-estrutura logística – PBLog – e o cadastro nacional das áreas mais importantes da Administração estão sendo realizados. “Nós próximos cinco anos, queremos ser qualitativamente a melhor profissão do País”, observou lembrando que se formam 114 mil bacharéis em administração por ano no Brasil.

O evento contou com a participação dos vereadores Divina Marcia (PTN) e Aurismar Cavalcante (PP), da deputada estadual Luana Ribeiro (PR), do ex-governador Carlos Gaguim (PMDB), do representando o governador em exercício, João Oliveira, o capitão Welder; os Conselheiros do CRA do Distrito Federal, Jairo Brandizzi, Elany Leal e Geraldo Torrecillas, o professor Adriano, representanto a IFTO, o secretário municipal de Saúde, Samuel Bonilha, representando o prefeito de Palmas, Raul Filho e a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Cleide Honorato.

Obra

Orçada em R$ 821.022,08 e com 541, 41 m², a obra da sede do CRA-TO, que começou em 2009, é de responsabilidade do engenheiro Marcelo Costa Maia, cuja empresa ganhou o processo licitatório realizado em 3 de novembro de 2009. Os recursos são provenientes do PRODER.