Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Nos próximos dias 4 e 5 de junho acontece em Palmas o Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos, com o tema “Educação de Jovens e Adultos na Atualidade”. O objetivo do fórum é debater as políticas educacionais para esta modalidade e socializar experiências e práticas de professores e alunos que atuam na EJA. O evento, que será realizado no auditório da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, é direcionado para professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos das redes públicas de ensino, organizações não governamentais, prefeitos e secretários municipais de educação, coordenadorias e estudantes dos cursos de licenciatura e alunos da EJA.

O fórum começa no dia 4, às 19 horas, com a palestra “O Educador da Educação de Jovens e Adultos na Atualidade: compromissos e desafios”, que será ministrada pela professora Dra. Analise Silva - Pedagoga e Historiadora, Mestre e Doutora em Educação pela UFMG e Coordenadora dos Fóruns Mineiro e Metropolitano de Educação de Jovens e Adultos.

Fórum

Esse evento é uma realização do Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos do Tocantins – FPEJA-TO, que é o primeiro fórum da Região Norte constituído no âmbito do movimento Fóruns EJA. O FPEJA-é um espaço de âmbito estadual para articulação, socialização e intervenção na realidade da educação de jovens e adultos do Estado. O FPEJA-TO realiza anualmente, desde 2000, encontros estaduais que oportunizam aos professores e educadores de EJA do Estado a participação em palestras, oficinas e mini-cursos.

A Unitins, por meio do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Transversalidade, é parceira e co-fundadora do Fórum Estadual, que tem entidades também parceiras nessa construção, como a Secretaria Estadual da Educação, a UFT – Universidade Federal do Tocantins, o Sintet – Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins, Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, além de outras entidades e prefeituras.

Mais informações sobre o fórum emhttp://forumeja.org.br/to/

Programação

Dia: 04 de junho de 2012 - Unitins

19:00 – Abertura Oficial

19:30 às 22:00 – Palestra “O Educador da Educação de Jovens e Adultos na Atualidade: compromissos e desafios”

Palestrante: Professora Dra. Analise Silva - Pedagoga e Historiadora, Mestre e Doutora em Educação pela UFMG.- Coordenadora dos Fóruns Mineiro e Metropolitano de Educação de Jovens e Adultos.

"Formação continuada de Educadores e Educadoras da EJA: modos de fazer."

Circulo de Cultura do Grupo de "Estudos e Leituras de Paulo Freire" UFT - Campus de Arraias.

Mediadores: Prof. Msc. Janaina Santana da Costa, Prof. Msc. Zaíra Nascimento de Oliveira e Prof. Dr. Admário Luiz de Almeida

Mediação/Debate: Professora Msc. Dilsilene Maria Ayres de Santana – Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação Brasileira. Docente da Universidade Federal do Tocantins/Campus de Palmas. Atua na área de Educação superior, principalmente, nos temas: estado e políticas públicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação rural.

Dia 05 de junho de 2012 - Unitins

08:00 – Palestra – “ Financiamento da EJA no FUNDEB

Palestrante: Prof. Elis Raik Carvalho - Licenciado em Letras pela Unitins, especialista em História da África e da cultura negra pela UFT, Conselheiro de educação e do Fundeb (estadual e de Palmas-2004/2008), dirigente sindical e pesquisador militante das questões educacionais.

09:30 – Palestra – A importância da criação e implantação de fóruns regionais de EJA

Palestrante: Professora Dra. Analise Silva - Pedagoga e Historiadora, Mestre e Doutora em Educação pela UFMG.- Coordenadora dos Fóruns Mineiro e Metropolitano de Educação de Jovens e Adultos.

10:30 – Eleição do Coordenador geral do FEEJA-TO

12:00 – Encerramento