Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Sessão Solene de posse dos novos juízes do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Marco Antony Villas Boas, na Sala de Sessões do Tribunal, nesta última terça-feira (29).

Foi empossado o juiz Zacarias Leonardo, que sucedeu o juiz Francisco Gomes. Durante a cerimônia, também tomaram posse como Suplentes os juízes Lauro Augusto Moreira Maia e Adonias Barbosa da Silva. Os magistrados assumem o cargo para o biênio 2012-2014.

Participaram da composição da Mesa o procurador regional eleitoral Rodrigo Bernardo Santos, o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, o ouvidor Regional Eleitoral, Juiz José Ribamar Mendes Júnior, o juiz Adonias Barbosa da Silva, o desembargador Luiz Aparecido Gadotti, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, neste ato, como representante da presidente desembargadora Jacqueline Adorno, o presidente da OAB Seccional Tocantins, Ercílio Bezerra e o diretor geral do TRE-TO, Francisco Cardoso.

Entre as outras autoridades presentes, estavam o procurador chefe da Procuradoria da República no Tocantins, João Gabriel Morais de Queiroz, o chefe da Defensoria Pública da União no Tocantins, Wilton Resplande de Carvalho, o presidente da Asmeto Helvécio Maia Brito, odesembargador em exercício Eurípedes do Carmo Lamounier,o diretor do fórum de Palmas, juiz Pedro Nelson de Miranda Coutinho, o comandante da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, Capitão-de-Fragata Carlos Alberto Coelho, o Secretário de Estado para Assuntos Especiais, Darci Coelho, nestemomento, representando o governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos,o chefe de gabinete da Procuradoria da Capital, Diogo Viana Barbosa, representante do Prefeito de Palmas, Raul Filho, e o superintendente da Polícia Federal no Tocantins, delegado Elzio Vicente da Silva.

Admiração

Na sequência, o juiz José Ribamar, saudou o juiz Zacarias Leonardo: “Por onde passou no interior deste Tocantins, o juiz Zacarias Leonardo conquistou o respeito e a admiração dos cidadãos por suas decisões sensatas e por sua atuação sempre próxima da comunidade. Tenho certeza que ele muito contribuirá com o pleito que se avizinha”.

Na ocasião, Villas Boasdestacou o caráter, determinação, seriedade e compromisso que o magistrado Zacarias Leonardo tem com a família e o trabalho. Em relação à posse do juiz Lauro Augusto, o desembargador afirmou: “juiz Lauro Augusto nos engrandece com o seu trabalho aqui no Tocantins e fora do Estado”. O juiz Adonias Barbosa também recebeu destaque do Presidente: “o juiz Adonias nos honra com sua experiência e dedicação ao trabalho e a Justiça tocantinense”.

Para o juiz Lauro Augusto, “esse é um momento de muito trabalho, mas de coroação. É uma satisfação retornar ao TRE-TO, onde aqui fui diretor geral. Aqui terei equilíbrio nas decisões e pretendo contribuir muito com esta justiça especializada”.

“Desde o início da minha carreira no serviço público há 42 anos, planejei atuar em todas as áreas do judiciário, hoje estou muito feliz em ser reconduzido como membro suplente deste Tribunal”, lembrou Adonias Barbosa.

Perfil – Zacarias Leonardo

O juiz Zacarias Leonardo é titular da 4ª Vara Cível da Comarca de 3ª Entrância de Palmas. Antes foi juiz nas Varas de Colinas do Tocantins, Arapoema e Colméia do Tocantins. Atua na magistratura tocantinense desde 1996, quando foi aprovado no concurso público para Juiz.

Perfil - Lauro Augusto Maia

Atualmente é Titular da 5ª Vara Cível de Palmas. Atuou como Assessor Jurídico no Tribunal de Justiça do Tocantins, foi professor na Pós-Graduação da Universidade do Tocantins (UNITINS), é mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, Portugal onde também é doutorando.

Perfil - Adonias Barbosa da Silva

O Magistrado é Titular da 3ª Vara da Família de Palmas. Foi aprovado no concurso público do Estado do Tocantins em 1996 para o cargo de Juiz. Atuou como Juiz nas Comarcas de Novo Acordo, Araguacema, Colméia e Pedro Afonso. Foi Procurador do INSS e no Mato Grosso do Sul foi Defensor Público. (Ascom TRE-TO)