Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo o Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, no mês de abril foram admitidos 5.663 trabalhadores e desligados 4.841, o que resultou no saldo positivo de 822 empregos gerados. O crescimento foi de 25% se comparado o mesmo período de 2011. Esse saldo positivo na geração de novos postos de trabalho demonstra a manutenção da trajetória positiva de criação de novos postos de trabalho formal apresentados desde o começo deste ano.

Entre os municípios que mais geraram empregos no referido mês, o primeiro foi Palmas, com saldo positivo de 420 postos. Em segundo lugar ficou o município de Porto Nacional com 105 postos, seguido por Gurupi, com 102 postos de trabalho.

No Tocantins os setores que mais se destacaram foram o de serviços, comércio e construção civil. Sendo que o setor de serviços foi responsável por 27% no número de admissões, comércio com 26%, seguido do setor de construção civil com 20%.

Das 5.663 admissões no Estado, o Sine teve participação em 22%, resultante dos diversos serviços gratuitos oferecidos como a intermediação de mão de obra, captação de vagas, entrevistas, orientação profissional, entre outros, oferecidos nas agências de Araguaina, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Palmas.

Já o Sine Tocantins apresentou um crescimento de 222% no número de colocações nos quatro primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a subsecretária do Trabalho, Mariza Sales, este crescimento está associado aos vários serviços gratuitos oferecidos aos trabalhadores. “Estamos firmando parcerias com instituições para ampliar a qualificação do trabalhador tocantinense e encaminhá-lo preparado ao mercado de trabalho”, ressaltou.