Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o objetivo de apresentar e promover debates sobre do Plano de Contas Único, oTribunal de Contas do Tocantins realizada, na próxima semana, dias 5 e 6 de junho, Encontro Técnico do Sicap Contábil. O curso, voltado para contadores responsáveis pelas unidades gestoras municipais, acontece no Instituto de Contas 5 de Outubro, a partir das 9h.

Além do detalhamento do Plano de Contas Único, aplicado ao setor público municipal do Tocantins, serão debatidos assuntos como procedimentos contábeis, atualizações do Sicap - Contábil para 2013, entre outros.

Plano Único de Contas

O TCE - TO já iniciou os trabalhos para implantação do Plano de Contas Único, que será de utilização obrigatória para todos municípios tocantinenses. O Plano busca estabelecer normas e procedimentos para os registros contábeis das entidades do setor público.

“A codificação das contas contábeis será igual, no padrão mínimo, para todos os municípios brasileiros”, explicou oassessor do TCE, que faz parte da equipe que implanta o Plano, Nilton Rocha Borges. De acordo com o assessor, o Plano de Contas Único promoverá uma padronização contábil no setor público brasileiro. “Vai auxiliar, inclusive, na transparência das contas públicas e possibilitar a consolidação das contas, a nível nacional, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal”, completou. (Ascom TCE)