Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Gurupi, localizada na região sul do Tocantins, sedia nesta terça-feira 05, das 8 às 18 horas, no Instituto Juarez Moreira, o Seminário Fomenta Regional. O evento tem como iniciativa criar condições para ampliar a participação das micro e pequenas empresas (MPEs) nas compras públicas tocantinenses, divulgar e esclarecer os procedimentos e as exigências dos grandes compradores sobre seus processos de aquisição de bens e serviços.

O Seminário é gratuito e voltado para empresários de micro e pequenas empresas, representantes de grandes empresas públicas, órgãos públicos da esfera federal, estadual e municipal, prefeitos, vereadores, secretários e procuradores municipais, funcionários públicos do setor de licitação e entidades representativas e de apoio às MPEs.

Os agentes de desenvolvimento dos municípios também participarão do Fomenta com o objetivo de compreenderem melhor o sistema de compras governamentais como uma alternativa de promoção do desenvolvimento local. O evento será aberto, ainda, para acadêmicos. Aqueles que participarem serão contemplados com uma carga horária de 8 horas.

O Sebrae irá disponibilizar também 14 caravanas para regiões sul e sudeste do Estado. “Empresários de 14 municípios terão a oportunidade de conhecer os aspectos da Lei Complementar 123/2006, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, por meio de oficinas, palestras de esclarecimento e atendimento”, explica o gerente do núcleo regional sul do Sebrae/TO, José Carlos Bessa.

“Por meio deste seminário, além de terem acesso a informação, os empresários das regiões sul e sudeste terão a oportunidade de ter um contato direto com os compradores públicos, possibilitando a abertura de novos mercados”, destaca a superintendente do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues.

Parceiros

O Fomenta Regional em Gurupi é uma realização do Sebrae Tocantins, em parceria com o Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Federação das Associações Comercias e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Prefeitura de Gurupi, Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio) e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Programação

08h - Credenciamento

08h30 – Abertura Oficial

09h - Governo do Estado

"Compras Governamentais e o crescimento de Negócios Sustentáveis no Tocantins"

10h - Coffee Break

10h20 - Arnaldo Junior

"O Uso do Poder de Compras no incentivo ao Desenvolvimento Local"

12h às 14h - Intervalo

14h – Apresentação Artística

14h15 – Dilce Stakoviak: TCE – Tribunal de Contas do Estado do Tocantins

“Tribunal de Contas: Perspectiva atual sobre Licitações Públicas"

15h – Hélcio Moreira

“Compras governamentais / Desafios e Oportunidades”

15h45 – Talk Show – “Como vender para o Governo Municipal”

Mediador: Marcelo Coutinho / Convidado: Secretário de Administração da Prefeitura de Jaú do Tocantins, Paulo Felix da Silva Ribeiro.

16h45 - Encerramento

16h50 - Coffee Break