Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Alex Pazuello Carta dos Governadores da Amazônia Carta dos Governadores da Amazônia

O vice-governador do Tocantins, João Oliveira (PSD), participou do Encontro do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio+20, na última sexta-feira, 1º, no Hotel Tropical, em Manaus (AM).

A primeira reunião aconteceu na sede do Governo do Amazonas, no Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que reuniu os chefes do executivo estadual dos noves estados da região e as ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. No encontro foi apresentado um documento às ministras referente ao resultado das demandas dos Estados da região nas áreas de saúde, educação, energia, política fundiária e de ciência e tecnologia, com foco no desenvolvimento sustentável.

Depois das discussões, foi aprovada a “Carta da Amazônia”, contendo metas e diretrizes sobre o desenvolvimento sustentável dos estados da Amazônia Legal e a defesa da criação do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, que deverá ser composto pelos estados amazônicos em parceria com a União, municípios e representantes da sociedade, para garantir infraestrutura e logística, regularização fundiária e gestão territorial, saúde e educação, incentivos econômicos e fiscais, como a criação do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia e Fundo de Desenvolvimento Sustentável, além de por em prática a estratégia de pagamento por serviços ambientais. Para o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, que também participou do debate, “a carta vem ao encontro dos anseios do Tocantins sobre diversos aspectos, principalmente no tocante à ampliação da aplicação do recurso do fundo Amazônia, para que não se restrinja ao bioma Amazônia e sim à Amazônia legal”, pontuou.

A assinatura oficial da Carta da Amazônia aconteceu no Auditório do Hotel Tropical, em Manaus, na presença de representantes de ONGs, agricultores e produtores rurais, comunidades tradicionais e grupos étnicos, grupo de mulheres, da indústria, dos Governos, entre outros. Representando o governador Siqueira Campos, o vice-governador assinou a carta, junto aos demais governadores, e ressaltou que “essa é a oportunidade de aliar preservação ambiental com desenvolvimento através de políticas públicas para os povos da Amazônia, e ver a região crescer com qualidade de vida”.

A Carta da Amazônia será entregue ao Governo Federal, na pessoa da presidente Dilma Rousseff e ministros de Estado, assim como para representantes do alto escalão das Nações Unidas.

Participaram do Fórum de Governadores da Amazônia Legal em Manaus os governadores do Amazonas, Omar Aziz, de Roraima, José Anchieta Junior; do Mato Grosso, Silval da Cunha Barbosa; de Rondônia, Confúcio Aires Moura; o vice-governador do Tocantins, João Oliveira; o vice-governador do Acre, Carlos Cesar Correa de Messias; a vice-governadora do Amapá, Doralice Nascimento Souza, o vice-governador do Pará, Helenilson Cunha Pontese e o secretário de Meio Ambiente do Maranhão, Carlos Victor Mendes. (Assessoria)