Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Com expectativa de atrair mais de 50 mil pessoas, em dez dias de evento, a Exposição Agropecuária de Guaraí foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira, 7. Na ocasião, esteve presente o vice-governador do Tocantins, João Oliveira; o secretário executivo da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Pádua e o presidente do Sindicato Rural de Guaraí, Genésio Ferneda.

De acordo com o presidente do Sindicato, a Expo Guaraí traz este ano novidades em maquinários do campo e exposição de animais de alta linhagem. “Esse evento é muito importante para os produtores de Guaraí e região e também para a população em geral, por ser o maior evento cultural do município, com o destaque para os shows que temos todos os anos e o palco da diversidade, onde estão sendo realizadas apresentações regionais”, afirmou o presidente.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) é parceiro de diversos sindicatos de todo o Estado, para a realização das exposições agropecuárias, dentre elas a de Guaraí. Segundo o secretário executivo da Seagro, a grande movimentação de produtores e os negócios realizados justificam os investimentos. “Estamos tendo uma grande participação de público na Exposição de Guaraí este ano, o que ratifica a força e a importância do agronegócio não apenas para esta região, mas para todo o Tocantins”, avaliou Ruiter Padua.

Antes da abertura oficial do evento, que aconteceu na arena de rodeio, as autoridades presentes participaram da entrega de 30 certificados de conclusão dos cursos de “Produção de embutidos e derivados de suínos e aves” e “Produção de derivados do leite”, ambos voltados para os pequenos agricultores da região e ministrados pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

As primeiras atividades da Exposição de Guaraí iniciaram no dia 1º de junho e a Feira segue com programação até dia 10. Também estiveram presentes na abertura oficial do evento nesta quinta-feira, o secretário estadual das Oportunidades Omar Hennemann e os deputados federais Irajá Abreu, Dorinha Seabra Rezende e Osires Damaso. (Ascom Seagro)