Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A cultura da seringueira no Tocantins recebe incentivos para o crescimento da produção, proporcionando o agronegócio sustentável no Tocantins. Neste contexto, o I Seminário sobre a Seringueira do Vale do Araguaia, realizado nesta terça-feira, 12, estimulou os produtores a essa atividade produtiva. O Seminário com o slogan “O Ouro Branco que Promove a Aposentadoria Verde”, acontece no Sindicato Rural de Paraíso do Tocantins e faz parte da programação da XVII Exposição Agropecuária de Paraíso do Tocantins.

Para o secretário Executivo da Seagro, Ruiter Padua, o Governo do Estado vem empenhado, cada vez mais, em incentivar a produção de seringueira no Tocantins, em parceria com os produtores e sindicatos voltados para esse segmento do agronegócio. “A intenção é buscar a parceria para que possamos atrair investidores, pequenos e grandes, para o cultivo dessa cultura que tem crescido nos últimos, mostrando capacidade de gerar economia”, enfatizou.

O Seminário é uma realização das empresas RNBE - Rede de Negócios Brasil Empreendedor e Terra Verde Brasil, juntamente com o Sindicato Rural de Paraíso, com apoio do Sebrae, Fieto e do Governo do Estado, através da Seagro.

Programação

Durante o dia todo, o Seminário abordou temas voltados para:estrutura da política estadual de florestas plantadas; cadeia produtiva da borracha natural; a seringueira no agronegócio tocantinense; aumento da sustentabilidade na atividade rural; linhas de crédito; comercialização na produção de seringueira; licenciamento ambiental e o Novo Código Florestal, além de aspectos jurídicos das Costas Florestais. Ainda foi realizada uma apresentação da Ferrovia Norte-Sul, Realidade e Oportunidade, mostrando a influência na logística de escoamento da produção.

Produtor

Antônio Patrício Figueira é um dos mais antigos produtores de seringueira no Estado. O produtor, que desde 1979 iniciou o plantio, fala da lucratividade que a produção gera. “É uma excelente atividade, pois a geração de renda é garantida. Atualmente tenho três mil pés de seringueira, mas ainda este ano, pretendo plantar mais quatro mil pés”, acrescentou.

Encerramento

No final do seminário, os palestrantes se reuniram para uma mesa redonda, apontando as principais expectativas para o crescimento da seringueira no Tocantins.Encerrando o evento, o secretário Executivo, Ruiter Padua, fez as considerações finais. “O governo do Estado aposta nessa parceria com os produtores em geral e na iniciativa privada para o crescimento do plantio da seringueira”, reforçou. (Ascom Seagro)