Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O senador João Ribeiro (PR) participou neste sábado, 16, da entrega de retroescavadeiras para 11 municípios do Estado.

O senador contribuiu para trazer os equipamentos para os municípios de Araguatins, Arraias, Chapada da Natividade, Combinado, Darcinópolis, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Nazaré, Novo Acordo, Paranã, Taguatinga. Cada cidade receberá uma máquina. “Somos parceiros da presidenta Dilma e podem contar comigo para melhorar a vida do homem do campo”, disse Ribeiro.

Para o delegado federal do Desenvolvimento Agrário no Tocantins, Agostinho de Oliveira Chaves, a atuação do senador foi fundamental. “A entrega dessas máquinas só foi possível através da articulação do senador, que faz parte da base aliada do governo federal”, afirmou. Segundo ele, sempre que precisam de algum benefício, recorrem ao senador. “Há um bom tempo essas máquinas estavam para ser repassadas e graças ao esforço de João Ribeiro foi possível estar aqui hoje”, disse.

Recuperação de Estadas

As máquinas fazem parte de ações do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário evisam à ajudar na reconstrução de estradas vicinais e também amenizar a seca, comum em várias regiões do país nesta época do ano. A ação integra a segunda fase do PAC 2 - Programa de Aceleração do Crescimento.

Ruberval Silva, superintendente regional do Incra, acredita que o mais importante é atender aos municípios. “Esperamos que o objetivo desse projeto tenha a finalidade no desenvolvimento agrário e na agricultura familiar”, destacou.

Os municípios favorecidos pertencem a três territórios da cidadania: Sudoeste, Jalapão e Bico do Papagaio. A seleção para a escolha dos beneficiados pela ação do PAC 2 seguem alguns critérios. Dentre eles, ter maior participação do PIB - Produto Interno Bruto agrícola no PIB total do município e ter menos de 50 mil habitantes.

Participação

Também compuseram a mesa, o secretário estadual de Agricultura, Ruiter de Pádua, o prefeito de Araguatins, Francisco Rocha Miranda, Eurijan Martins Barros, representante dos movimentos sociais. O evento ainda teve a participação de representantes de assentamentos e prefeitos dos municípios contemplados. (Assessoria de Imprensa)