Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Durante esta semana a Setas - Secretaria do Trabalho e da Assistência Social está implantando os projetos de horta comunitária e policultura nas comunidades remanescentes de quilombolas: Laginha e São Joaquim, no município de Porto Alegre do Tocantins.

A ação faz parte do projeto de segurança alimentar e nutricional para povos e comunidades quilombolas do Estado do Tocantins. Ao todo serão atendidas oito comunidades, em sete municípios, com orientações de manejo em projetos de apicultura, policultura e hortas comunitárias. O projeto tem recurso federal, com contrapartida do Governo Estadual, com entrega de adubos e equipamentos como bombas d’água, mangueiras, telas, pás, adubos, entre outros.

As comunidades serão atendidas com orientações de atividades produtivas agroecológicas com o plantio de mandioca, feijão, abóbora, manejo de apicultura e cultivo de hortas para consumo doméstico, além de revitalização de infraestruturas já implantadas para beneficiamento de alimentos.

O projeto tem previsão de execução até o final deste ano. Serão atendidas as comunidades: Baviera de Aragominas, Lagoa da Pedra, em Arraias, Malhadinha, em Brejinho de Nazaré, Mumbuca, no município de Mateiros, Redenção, em Natividade, São Joaquim e Laginha, em Porto Alegre do Tocantins e Barra da Aroeira, no município de Santa Tereza. (Ascom Setas)