Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) abre inscrições para os cursos livres de iniciação as artes cênicas, visuais e música do Centro de Criatividade nesta segunda-feira, 25. Os interessados não precisam ter qualquer experiência nas áreas pretendidas e devem procurar o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e a Casa da Cultura Professora Maria dos Reis, em Taquaruçu de 8 às 12h e 14 às 18h para preencher ficha de inscrição até o dia 06 de julho.

Os cursos são gratuitos e a seleção será realizada por meio de sorteio público previsto para o dia 10 de julho. Após o preenchimento das vagas disponíveis, a FCP sorteará uma lista de suplentes igual a 50% das vagas disponibilizadas, a serem chamados em caso de desistência.

As 389 vagas ofertadas serão distribuídas de acordo com o turno (manhã, tarde ou noite) e faixa etárias estabelecidas nos editais, disponíveis no site da Prefeitura. Mais informações pelo telefone: 2111 2406.

Serão oferecidas 91 vagas para o curso livre de iniciação em artes cênicas, sendo 76 para a modalidade de teatro e 15 vagas para a dança. Nos cursos livres de iniciação em artes visuais, serão disponibilizadas 140 vagas distribuídas em 05 modalidades, sendo: Desenho, Pintura, História da Arte, Arte e Criação e Historia da Arte Moderna e Contemporânea. Para cursos livres de iniciação em música, a FCP oferta 158 vagas distribuídas em 06 modalidades, sendo: Canto, Guitarra, Violão, Bateria, Teclado, Flauta transversal.

Sobre os cursos:

Artes cênicas

O Curso Livre de Iniciação às Artes Cênicas (Dança) será composto por dois módulos semestrais, com duração de um ano, com no mínimo duas aulas semanais. A carga horária do curso será apresentada pelo professor no momento da apresentação do Plano de Curso. Será composto de um programa baseado nas necessidades fundamentais da dança com o objetivo de oportunizar conhecimentos práticos e teóricos sobre a expressividade do corpo na modalidade da dança clássica, contextualizada de acordo com a perspectiva histórica, processo de produção, montagem e apresentação de um espetáculo de dança.

O Curso Livre de Iniciação às Artes Cênicas (Teatro) será composto por um módulo, com duração de um semestre, com no mínimo duas aulas semanais. A carga horária do curso será apresentada pelo professor no momento da apresentação do Plano de Curso. Consiste na realização de Oficinas Teatrais de curta duração sobre variados temas, possibilitando a formação técnica e artística dos aprendizes e a consolidação do pensamento critico sobre a poética e estética teatral, intitulado “Projeto Vivência”.

Artes visuais

Os Cursos Livres de Iniciação em Artes Visuais serão compostos por dois módulos semestrais, com duração de um ano, com no mínimo duas aulas semanais. A carga horária de cada curso será apresentada pelo professor no momento da apresentação do Plano de Curso. Terão como objetivo observar a habilidade do aluno e desenvolver um processo de experimentação prática embasada em aspectos teóricos e em técnicas, estilos e obras de diversos artistas. Ao término do curso será organizada uma Mostra Didática com o objetivo de promover a interação entre alunos e comunidade. alunos e comunidade.

Música

Os Cursos Livres de Iniciação em Música serão compostos por quatro módulos semestrais, com duração de dois anos, com no mínimo duas aulas semanais. A carga horária de cada curso será apresentada pelo professor no momento de apresentação do Plano de Curso. Terão como objetivo oportunizar a vivência prática e teórica, desenvolvendo a percepção auditiva dos elementos básicos da linguagem musical, os elementos técnicos básicos de execução instrumental, a apreciação de repertório próprio ao instrumento e introdução à leitura de partituras. (Ascop)