Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Conselho Federal de Administração (CFA), por meio do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), lança nesta terça-feira, 26, às 14h30, na sala de reuniões da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Tocantins, o projeto Plano Brasil de infraestrutura logística (PBLog), cujo primeiro workshop será realizado em Palmas, no dia 19 de julho, no campus II da Universidade Católica do Tocantins (saída para Taquaralto).

O lançamento do PBLog contará com as presenças do coordenador do programa, o administrador Jorge Campos, o secretário da Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Borges da Silveira, o presidente em exercício do CRA-TO, Elion Sarmento e demais parceiros.

O PBLog será realizado em fases distintas, uma delas é a coleta de todos os CRAs e convidados, as sugestões específicas de cada Estado quanto ao que deve ser incluído no PBLog-CFA em termos de infraestrutura de transporte (estradas, portos, aeroportos, ferrovias, dutovias e infovias). Esses dados serão repassados durante os cinco seminários regionais, que serão realizados em Palmas (19 de julho), Porto Alegre (2 de agosto), Rio de Janeiro (16 de agosto), Salvador (23 de agosto) e Manaus (30 de agosto).

Com o PBLog-CFA espera-se disponibilizar ao Governo Federal e aos demais segmentos da sociedade brasileira, um plano que contenha as sugestões e propostas viáveis para a efetivação de ações capazes de promover a construção da infraestrutura necessária para resolver problemas crônicos de mobilidade de produtos que têm afetado, negativamente, o ambiente de negócio e reduzido a competitividade do Brasil no cenário internacional.

No workshop de Palmas reunirão representantes dos CRA`s do Centro-Oeste, que compreendem os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Brasília e convidados.

Parceria

Em Palmas, o workshop é uma realização do CRA-TO em parceria com a Universidade Católica, Fieto, Secretaria da Ciência e Tecnologia, Unitins, Secretaria da Indústria e Comércio, UFT e Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e 22º Batalhão da Infantaria.

Programação Workshop

07h30 Credenciamento
08h30 às 09h30 Solenidade Oficial de Abertura do workshop (seminário prático).
09h30 às 10h20 - Apresentação do Plano Brasil de Infraestrutura Logística (PBLog-CFA)
– Objetivos e Metodologia
10h20 às 10h50 - Divisão do grande grupo em subgrupos segmentado por modais de transporte; Entrega do material de apoio e definição de um relator por subgrupo.
10h50 às 12h00 - 1ª Parte: Realização do Diagnóstico pelos subgrupos.

12h00 às 13h00 - Intervalo - almoço
13h00 às 15h30 - 2ª Parte: Continuidade da realização do Diagnóstico pelos subgrupos.
15h30 às 17h30 - Apresentação, em Plenária, das propostas de cada subgrupo
17h30 às 18h00 Coffee-break
18h00 às 19h00 Encerramento do seminário com a entrega do relatório dos trabalhos.