Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Um vídeo encontrado pela Polícia Federal durante a Operação Monte Carlo, na casa do ex-cunhado de Carlinhos Cachoeira e divulgado com exclusividade pelo Fantástico, mostra o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) negociando com o grupo de Cachoeira.

Segundo o fantástico o vídeo é de 2004 e foi gravado durante a campanha que elegeu, pela primeira vez, o atual prefeito de Palmas, Raul Filho. Cachoeira e Raul entram na sala com assessores para uma reunião. Cachoeira está de camisa branca, de costas para a câmera. Raul Filho, por sua vez, está do lado direito do sofá, em frente a Cachoeira.

Raul Filho diz: "Viu Carlinhos, o que a gente busca é o seguinte. Nós temos um projeto político, um projeto de poder no Tocantins. Palmas é um estágio".

E Carlinhos Cachoeira, que parece interessado em participar do projeto, pergunta: "Mas Raul, o que você está precisando lá hein?". Depois, Cachoeira oferece ajuda para a campanha: "Você acha que um grande show seria bom pra você lá na reta final?". E ouve a resposta de Raul Filho: "Ah, com certeza".

Raul Filho e Cachoeira conversam por quase uma hora e o futuro prefeito fala sobre as oportunidades que poderiam ser exploradas pelo grupo de Cachoeira. Raul Filho diz: "Lá é tudo na base mesmo da (...)". Uma pessoa não identificada completa a resposta: "truculência".

Em seguida, o futuro prefeito afirma: "Do arranjo sabe. Palmas tem uma série de oportunidades a serem exploradas, no campo imobiliário, transporte. Lá tem uma questão que nós vamos rever ela mesma, a concessão da água".

Ao final da reunião, Carlinhos Cachoeira deixa claro como vai ajudar e o que espera em troca. "Eu posso falar que dou uma posição para você no show. E tem como disponibilizar uma verba aí. Aí você vê com o Alexandre aí. Qual o nicho que a gente pode participar posteriormente".

Segundo a Polícia Federal, semanas depois, às vésperas da eleição, Cachoeira se reúne novamente com um suposto assessor de Raul Filho, identificado pelos investigadores como Silvio ou Ciro. E, desta vez, eles citam valores. Falam até em conseguir uma aposentadoria para o futuro prefeito.

"Comprometer esses 150 e o show com coisas palpáveis. Vai acontecer o seguinte, nós vamos tentar fazer isso, certo? Mas é o seguinte. Porque? Se eu puder ter uma aposentadoria e o Raul ter uma, tudo bem", diz o suposto assessor de Raul Filho.

A partir daí, a conversa passa a ser como levar os R$ 150 mil para Tocantins.

Cachoeira: "Você trabalha com cheque?".

Suposto assessor: "Cheque. Dinheiro não".

Cachoeira: "Você não pode passar com esse dinheiro... no raio-X, você vai de avião né?".

Suposto assessor: "Eu não mexo com dinheiro de jeito nenhum".

Cachoeira: "É pra pagar quem? É um só?".

Suposto assessor: "Lá é o seguinte. Sabe o que fazer: Eu passo pro Alexandre amanhã um fax assim de umas cinco contas pulverizadas, que não têm nada a ver com a campanha e pulveriza assim pequenininho. De pessoas que não têm nada a ver com campanha".

Segundo o Fantástico, a equipe tentou falar com o prefeito mas não coseguiu. A Prefeitura de Palmas informou na manhã desta segunda-feira, 2 de julho que o prefeito Raul Filho concederá entrevista coletiva nesta manhã às 11h, na Sala de Reuniões do Paço Municipal, para esclarecer matéria veiculada em rede nacional envolvendo seu nome.

Raul Filho

O prefeito de Palmas, Raul Filho foi eleito em 2004 e reeleito em 2008. Durante seu governo a Prefeitura de Palmas contratou a empresa Delta em 2006, para coleta de lixo na capital. A empresa é pivô do escândalo que envolve Carlinhos Cachoeira com políticos e já recebeu mais de R$ 70,9 milhões em contratos com a Prefeitura de Palmas.

(Atualizada às 08h47 do dia 02/07/2012)