Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em busca de ser referência de informações na agrometeorologia, o Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, recebeu a autorização do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia do Mapa – Ministério da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento, para instalação de mais três estações meteorológicas no Tocantins.

Nesta terça-feira, dia 3, a coordenadora de Mercados e Logísticas, da diretoria de Sustentabilidade do Agronegócio da Seagro e chefe das estações no Tocantins, Denise Coelho Gomes, visitará empresas rurais (obrigatoriamente com CNPJ) do município de Marianópolis, região Centro-oeste do Estado, para escolha de área para instalação da estação meteorológica automática. As outras duas estações serão instaladas em Campos Lindos e Mateiros, região Nordeste e Leste, respectivamente.

Denise explica que para a instalação é assinado um acordo de cooperação técnica entre o Instituto e a Seagro, com prazo de cinco anos. Já a previsão de funcionamento destas estações, de acordo com a coordenadora, é para o mês de setembro. “O próximo passo será a construção da área, pelo proprietário, onde será instalada a estação. Como é automática não é necessária manutenção, qualquer imprevisto será solucionado via satélite ou pelo INMET”, adianta.

Segundo a coordenadora já existem instaladas pelo INMET 11 estações no Tocantins, sendo quatro delas (Araguaina, Palmas, Porto Nacional e Peixe), conveniadas à Secretaria da Agricultura. “Vamos ampliar ainda mais a área de cobertura, regionalizando os dados para oferecer informações mais precisas ao empresário rural”, pontua Denise, acrescentando que, o acesso a estes dados permitirá a Seagro validar um histórico para prognósticos climáticos para períodos de plantio, manejo, colheita e planejamento de entressafra no Estado.

A coordenadora diz que para obter as informações meteorológicas de sua região, o empresário rural deve procurar a Diretoria de Sustentabilidade do Agronegócio na Seagro, e que, futuramente estas informações também serão disponibilizadas em link no site da Secretaria (http://www.seagro.to.gov.br). (Ascom/Seagro)