Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governo do Tocantins foi convidado e aceitou participar do controle acionário da subsidiária da empresa estatal espanhola Tragsa que será instalada no Brasil. Há 35 anos o grupo espanhol trabalha em projetos rurais e aquáticos. No Tocantins a companhia atuará no âmbito da agricultura irrigada, pecuária, alimentação, meio ambiente e, principalmente, na transferência de tecnologia para melhorar a produção sustentável e a competitividade na região.

O conselheiro de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Embaixada da Espanha no Brasil, José Maria Gómez-Nieves, acompanhado do diretor técnico do Grupo Tragsa, José Ramon de Arana Montes, e do representante do grupo no Brasil, Félix Diez de Rade, comunicaram nesta terça-feira, 3, ao governador Siqueira Campos que iniciaram os preparativos para instalação da empresa em Palmas. Na ocasião o grupo convidou o Governo do Tocantins para fazer parte do controle acionário da subsidiária que se instalará no Brasil, provavelmente com o nome de Tragsa Tocantins. O governador sinalizou positivamente e determinou ao secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Divaldo Rezende, que dê todo apoio ao grupo para agilizar o processo de sua instalação no Estado.

O conselheiro da embaixada espanhola lembrou que menos de um ano depois de vir pela primeira vez ao Tocantins já está se concretizando aqui a instalação de uma empresa estatal de seu País. Lembrou também que o governador, em sua recente viagem à Espanha, solicitou ao Príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon, agilidade na concretização das relações bilaterais. Siqueira Campos confirmou que tem a maior boa vontade para tê-los como parceiros. Que é uma decisão de governo em apoiá-los, não somente com a Semades, mas em qualquer órgão do Governo.

José Maria Gómez-Nieves disse que o chefe do escritório da Tragsa no Tocantins é um jovem experiente, expert em irrigação. Ele ficará aqui até agosto, quando retornará à Espanha para reunião de trabalho. Em setembro o chefe do departamento jurídico do grupo virá para instalar a subsidiária do grupo no Brasil. A expectativa é que em novembro a empresa aqui instalada comece a trabalhar de fato, conhecer melhor o Estado, assinar acordos e ver novas parcerias.

Segundo Siqueira Campos, o Governo quer apostar cada vez mais nas parcerias que vão surgindo, especialmente na área de irrigação, área onde a Espanha avançou muito e onde o Estado tem um grande potencial. (Da redação com informações da Secom)