Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Depois da votação promovida na tarde desta quinta-feira, 5, o deputado Sandoval Cardoso (PSD) foi eleito o novo presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O deputado concorreu diretamente com seu companheiro de bancada governista, José Bonifácio (PR). Ao todo, 22 dos 24 parlamentares estiveram presentes à eleição que teve um andamento diferente neste ano, de pleitos anteriores.

Em 2012, diferente do ano passado, foram feitas apenas duas votações. Uma para presidente e outra para os demais seis cargos. Vale ressaltar que na eleição deste ano, enquanto Cardoso inscreveu uma chapa completa, com sete membros, Bonifácio lançou uma candidatura avulsa. Por conta disto, o processo contou com apenas duas votações em separado.

Durante o processo, os deputados Raimundo Palito (PP) e José Roberto (PT) compuseram a comissão de fiscalização da urna. Depois do processo de votação, Sandoval foi eleito com um total de 20 dos 22 votos possíveis, uma vez que os deputados Amélio Cayres (PR) e Freire Júnior (PSDB) não compareceram à sessão extraordinária desta tarde.

De acordo com o presidente recém eleito, a meta é manter o trabalho já feito pelo atual presidente da Casa, Raimundo Moreira (PSDB). Na ocasião, Sandoval Cardoso ainda destacou o atual momento de consenso na Casa de Leis, com a união das bancadas de governo e oposição em torno de sua eleição. "É um momento histórico onde as bancadas de governo e oposição sentam e discutem o melhor para o Estado", completou.

Mesmo eleito nesta tarde, vale ressaltar que a posse de Sandoval será somente no dia primeiro de fevereiro, conforme o Regimento Interno da Casa. Por conta disto, o deputado já antecipou que pretende encerrar o ano na Secretaria Estadual das Cidades, pasta que ocupou entre março e junho quando pediu exoneração do cargo para retornar à AL e disputar a eleição.

Mesa Diretora

Passada a votação e a confirmação de Sandoval Cardoso como presidente da Assembleia, o deputado Amélio Cayres, que não participou do processo de votação para a presidência chegou ao plenário e pode confirmar sua opção para os demais cargos da Mesa Diretora.

Depois do pleito deste ano, a nova composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa ficou da seguinte forma:

Presidente – Sandoval Cardoso (PSD)

Primeiro vice-presidente – Osires Damaso (DEM)

Segundo vice-presidente – Eduardo do Dertins (PPS)

Primeiro Secretário – José Geraldo (PTB)

Segundo Secretário – Toinho Andrade (PSD)

Terceiro Secretário – Iderval Silva (PMDB)

Quarto Secretário – Josi Nunes (PMDB)